(49) 3551-2424

Vereador cobra maior fiscalização da prefeitura com o comércio ambulante

O comércio ambulante nas ruas de Joaçaba voltou ser alvo de debate na Câmara de Vereadores esta semana. O vereador Rodrigo Pedrini apresentou uma indicação pedindo mais fiscalização do poder executivo e também que seja aumentado o valor da taxa que é recolhida pelos ambulantes para vender.

Rodrigo Pedrini fez estes comentários após presenciar uma situação na área central de Joaçaba onde um jovem que caminhava na rua foi abordado por um ambulante. Segundo o vereador o jovem foi agredido verbalmente com palavras de baixo calão, após dizer que não tinha interesse na mercadoria. Pedrini que estava logo atrás presenciou a cena e ainda ouvir o vendedor dizer “Quando as pessoas não compram eu falo isso mesmo”.

No município de Joaçaba para vender nas ruas os ambulantes precisam recolher uma taxa tendo por base a Unidade de Referência que está em R$ 131,00, mas ela é fracionada. Por dia, segundo o vereador, o valor para quem quer vender nas ruas fica em torno de R$ 30,00. A indicação apresentada na câmara pede para que haja uma majoração neste valor que estaria defasado e também uma fiscalização mais expressiva com quem comercializa os produtos sem pagar imposto. “ Não sou contra o comércio ambulante, que fique bem claro isso, mas existem ambulantes nesta condição enquanto as lojas físicas estão funcionando pagando seus impostos” disse o vereador. Placas informativas nas entradas da cidade alertam os ambulantes a recolher o imposto antes de vender. O Código Tributário, segundo Pedrini, precisa ser revisado