(49) 3551-2424

SC inicia distribuição de absorventes para estudantes

A distribuição de absorventes higiênicos a estudantes para combater a pobreza menstrual em escolas da rede estadual teve início nesta segunda-feira, dia 18, em entrega simbólica na Escola de Educação Básica Irineu Bornhausen, em Florianópolis.

A iniciativa criada pelo governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), tem como objetivo promover o bem estar e a saúde das estudantes e garantir a frequência escolar durante o ciclo menstrual.

A SED já adquiriu 700 mil pacotes de absorventes higiênicos, que chegarão às escolas de todo o estado nos próximos dias, e um novo processo licitatório está em andamento para assegurar as próximas entregas. A estimativa é que cerca de 64 mil catarinenses com mais de 10 anos e inscritas no Cadastro Único do governo federal sejam contempladas.

A diretora da EEB Irineu Bornhausen, Luciane Neves, conta que a entrega trará muitos benefícios à comunidade. “É um programa que vai contribuir de forma muito positiva com as nossas alunas. Vai trazer tranquilidade e segurança, para que elas possam vir para a escola e evitar faltas que podem acontecer, até mesmo a evasão escolar”, disse.

Entrega

A logística de distribuição dos absorventes será realizada pelo Núcleo de Educação e Prevenção às Violências na Escola (Nepre) da secretaria, que possui representantes em todas as unidades escolares. Cada estudante beneficiada receberá, no mínimo, dois pacotes com oito absorventes durante o seu ciclo menstrual.

Neste mês de abril, a SED preparou a lista de estudantes por unidade escolar da rede estadual. Em breve, a partir de uma atualização que está sendo realizada no Sistema de Gestão Educacional, a lista de alunas aptas a receber poderá ser emitida pela própria escola.

Ações pedagógicas e combate à pobreza menstrual

Segundo a secretaria, ações pedagógicas também serão desenvolvidas nas escolas sobre ciclo menstrual, dignidade e pobreza menstrual. O projeto “Segue o Fluxo! Absorva essa ideia”, que envolve a construção de um material orientativo e um calendário de ações que facilitam a compreensão da menstruação como um processo humano e natural está sendo cosntruído em parceria com o Nepre.