(49) 3551-2424

Colégio SuperAtivo agora é Unoesc

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (07), a reinauguração do Colégio Superativo, que agora passa a se chamar também Unoesc, no Auditório Afonso Dresch, no Campus I, em Joaçaba.

Presentes na cerimônia o pró-Reitor Administrativo, professor Ricardo De Marco, a Diretora Executiva, professora Cleunice Frozza, o Diretor do Colégio Superativo, professor Leoberto Grigollo, a presidente da Associação de Professores Pais de Alunos (APP) do Colégio, além de colaboradores e alunos.

Durante a cerimônia, todas as regras sanitárias estabelecidas pela Portaria Estadual SES no 1025, de 30 de dezembro de 2020, que autoriza a retomada, de forma gradual e monitorada, dos eventos sociais no Estado de Santa Catarina, foram obedecidas, como o uso de máscaras e o distanciamento entre os alunos.

Antes da cerimônia, as novas turmas subiram ao palco, série a série, para ser apresentada aos demais, embalada pelas falas do professor Bruno Arenhart. O aluno João (gaiteiro) tocou uma música em homenagem aos colegas, evidenciando o clima de alegria que cercava os alunos, que estão retomando às aulas de forma presencial.

No início da cerimônia, dois professores receberam homenagens pelas mãos de Grigollo. Primeiramente a professora Kátia Covolan, que permaneceu por 28 anos na instituição de ensino e agora chegou a hora de despedir-se. O professor Costa, como é conhecido, também recebeu um gesto de carinho e reconhecimento pelos 30 anos de dedicação ao Colégio. O professor Ezequiel não pôde estar presente, mas mandou uma mensagem (na íntegra, no final deste texto).

Na sua fala, Grigollo lembra as três fases pelas quais passou o colégio, os endereços e nomes até chegar a integrar a Unoesc. Leoberto destaca:

— Estamos felizes em poder estar aqui, utilizando toda esta estrutura, que pode proporcionar uma educação ainda melhor para os nossos alunos. Para este ano, teremos muitos projetos inovadores e estamos prontos para cumprir estes desafios — enfatizou o diretor.

Na sequência, Ricardo De Marco deu as boas-vindas a todos, destacando que é a Unoesc se prepara para a consolidação do Ensino Básico em todos os campi-sede – Joaçaba, Videira, Xanxerê, São Miguel do Oeste e este ano completa com um colégio também em Chapecó:

— O nosso desafio será oferecer à comunidade em cada lugar onde a Unoesc estiver, um ensino que possa ser iniciado ainda no Ensino Básico, passando pelo Ensino Superior até oferecer a Pós-graduação, entregando este cidadão preparado para os desafios que a vida lhe ofereça — destacou De Marco.

Finalizando o evento, foram chamados ao palco os colaboradores do Colégio e da Universidade presentes à solenidade, mostrando a importância de cada um neste processo de ensino e aprendizagem que agora ganha um novo lar.

HISTÓRICO DO COLÉGIO

O Colégio Superativo Albert Einstein foi fundado em novembro de 1991 pelos professores Cirlei Giusti Gurgacz, Ezequiel Romoaldo Gurgacz, Luiz Fernando Costa e Terezinha Gomes Becher.

Inicialmente estava localizado na Praça Adolfo Konder, ao lado da Prefeitura Municipal de Joaçaba. Anos depois mudou-se para onde antes estava o Colégio Cristo Rei, pertencente às Irmãs Salvatorianas. Nessa época,passou a se chamar SuperAtivo. Manteve-se lá até 2019. No ano seguinte, o Colégio foi adquirido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Em 2021, depois de ampla reforma, a universidade passou a abrigar o colégio dentro da sua estrutura, proporcionando um salto de qualidade na educação destes alunos.

REINAUGURAÇÃO

A partir de 2022, o Colégio passa a chamar-se oficialmente Colégio SuperAtivo Unoesc, e para evidenciar esta data, o seu Diretor, professor Leoberto Grigollo e o pró-Reitor da Unoesc, professor Ricardo De Marco, descerram a placa inaugural.