(49) 3551-2424

Anvisa autoriza uso emergencial de medicamento contra Covid-19

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira, dia 24, a autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, do medicamento Evusheld para aumentar a resistência contra a Covid-19. 

De acordo com a diretora relatora do processo, para a avaliação, a Anvisa considerou que as pessoas de imunidade comprometida são mais propensas a ter uma resposta menor à vacinação contra a Covid-19, além de serem mais vulneráveis a desenvolver a infecção na forma grave. 

Indicação 

O uso emergencial do medicamento prevê a indicação para prevenção antes da exposição à Covid-19, em indivíduos adultos e pediátricos que não tenham tido contato recente com o vírus.

O medicamento também será indicado para quem a vacinação com qualquer vacina contra a Covid-19 disponível não seja recomendada, devido a histórico de reação alérgica. A Anvisa destaca que o medicamento não substitui a vacinação

De acordo com a bula, o Evusheld não está autorizado para o tratamento da Covid-19 ou para a prevenção pós-exposição de Covid-19 em indivíduos que tenham sido expostos a sujeitos infectados com o vírus.

Medicamento é injetável e pode aumentar a resistência contra a Covid-19 (Foto: Divulgação)