(49) 3551-2424

Chapecó confirma 1º caso de H3N2

O município de Chapecó identificou na quarta-feira (22) o primeiro caso de H3N2 no município. A paciente é uma mulher adulta que não teve a idade revelada pela Secretaria de Saúde. No Estado já são 33 casos confirmados da doença.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lilian Galão, o resultado demorou cinco dias e a paciente já está bem de saúde. Ela ressalta que os sintomas e cuidados são parecidos com os da Covid-19.“Por isso, se alguém fizer o teste da Covid-19, que está disponível no Verdão e UPA, e der negativo, tem chance de ser Influenza. A transmissão se dá através de gotículas respiratórias ao falar, tossir, espirrar.”

Mediante o primeiro caso confirmado, a Secretaria de Saúde do Município emitiu nesta quinta-feira (23) um alerta sobre a circulação do vírus da Influenza A no município.Os sinais e sintomas da Influenza A são febre de início súbito e persistente, comprometimento das vias aéreas superiores, como tosse seca e dor de garganta, mal-estar e fadiga, mialgia e cefaleia (dor de cabeça).

Orientações e recomendações:

Intensificar as medidas de prevenção: etiqueta da tosse, lavagem das mãos, uso de máscaras, manter ambientes arejados, distanciamento, uso de álcool gel;

Intensificar a vacinação contra a influenza: a vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município e no Vacimóvel;

Afastamento dos pacientes com Síndrome Gripal. Se estiver com sintomas não deverá sair de casa;
Procurar os serviços de saúde para atendimento e início do tratamento, em especial idosos, gestantes, crianças e pacientes com comorbidades.

O tratamento com antiviral (Fosfato de Oseltamivir), de maneira precoce, pode reduzir a duração dos sintomas e, principalmente, a redução da ocorrência de complicações da infecção pelo vírus influenza.

Com informações ND+