(49) 3551-2424

Obras da Radioterapia do HUST tem previsão de ser concluída em 2022

Na tarde de segunda-feira (22), o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), recebeu a visita da Deputada Federal Carmen Zanotto e do presidente da Câmara de Vereadores de Joaçaba, Diego Bairros. Na recepção, que aconteceu no auditório do Hospital e que contou com a presença de representantes da instituição, o diretor geral, professor Alciomar Marin, apresentou alguns dados sobre o funcionamento da unidade. Na sequência eles seguiram para o terreno onde está sendo construída a radioterapia onde estavam responsáveis pela obra e ainda dirigentes da Unoesc.

Durante a visita foram mostrados os espaços destinados ao tratamento dos pacientes, parte administrativa e do pátio. Foi comentado ainda, sobre o andamento das obras. A instalação da radioterapia é uma antiga reivindicação da população e que tem sido acompanhada de perto pela deputada, que no ano de 2019 esteve no hospital junto com o atual Senador Jorginho Mello, tratando de importantes detalhes para que a construção fosse viabilizada.

— Estou feliz em ver o andamento das obras e o cuidado da Universidade e do Hospital para com essa demanda. Quando os serviços estiverem em funcionamento os pacientes de Joaçaba e região terão acesso facilitado ao tratamento e o Estado também sairá ganhando, já que o serviço em Lages e Chapecó irá desafogar — ressalta a Deputada

Inicialmente, o Serviço de Radioterapia funcionará em dois turnos, cinco dias por semana, atendendo 32 pacientes/dia, o que totalizará 640 sessões mensais. Com o andamento das atividades há a possibilidade de ampliar a capacidade de oferta de tratamento radioterápico, podendo chegar a quatro turnos, cinco dias por semana e serem realizadas 1.600 sessões pacientes/mês, uma média de 80 pacientes/dia.

— Teremos um importante serviço para a população do vale do Rio do Peixe e temos que agradecer muito a Deputada Carmen Zanotto e ao Senador Jorginho Mello, do contrário não poderíamos ter essa obra que tanto vai beneficiar nossa região — afirma o Reitor da Unoesc professor Aristides Cimadon.

A obra da Radioterapia faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, no qual estão sendo investidos ao todo aproximadamente R$ 12,5 milhões, contemplando projetos, fiscalização, equipamentos e a execução da obra. A construção está sendo feita no terreno doado pela Unoesc. A previsão é que a parte civil seja concluída em março de 2022. Em paralelo, o HUST participa de reuniões semanais com os envolvidos e acompanha a tramitação de projetos documentais. Será de responsabilidade do hospital, antes da conclusão da obra, iniciar a contratação, treinamento, capacitação e profissionais que atuarão no serviço, processo esse que será feito junto a empresa Varian Medical Systems, que é a empresa fabricante do acelerador linear, equipamento usado no tratamento de radioterapia, além adquirir o mobiliário e os equipamentos de informática.

— Seguimos acompanhando o cronograma e confiantes de que será possível finalizar a obra no mês de março, assim vamos organizando aquilo que compete ao hospital para poder, tão logo tudo esteja finalizado, dar encaminhamento aos demais trâmites que são necessários junto aos órgãos de saúde para colocar o serviço em funcionamento — finaliza Marin.