(49) 3551-2424

Rádio muito além da notícia e a informação fazendo a diferença na vida de um ouvinte especial

O rádio como veículo transformador e cumprindo com seu compromisso social, que vai muito além do entretenimento e da informação.  As vozes dos comunicadores da Rádio Catarinense FM/Joaçaba, e músicas, que ecoam pelo Vale do Rio do Peixe, estão fazendo a diferença na vida de um morador da Linha Pato Roxo, interior do município de Lacerdópolis. Em palavras fica difícil até mensurar a intervenção crítica e transformadora a condição vida especial de Adriano Proner.

Adriano,45 anos, tem um comprometimento cognitivo/intelectual, em razão da alteração genética provocada pela síndrome de down. Ele tem um companheiro inseparável: O rádio.

A reportagem da Rádio Catarinense esteve em Lacerdópolis para conhecer a família e o ouvinte especial. O primo, Willian Proner, disse que ele passa o dia todo ouvindo a programação.  “Ele acorda de manhã, toma seu café, e já liga na Catarinense onde passa o dia todo, esta é a vida dele” comentou Willian.

Diante desta paixão, a família comprou dois microfones profissionais, mas ele faz questão de usar um microfone improvisado. Com um caixa de som, Adriano ouve atentamente os comunicadores, sabe de tudo que acontece na região, e durante algumas horas do dia canta junto com seus artistas preferidos.

Se alguém ameaçar mudar a sintonia, a reação é imediata. “Se tentar mudar a estação, a briga é feia” diz a mãe dele.

O amor é de anos. O primo Willian acredita que o rádio tem atuado como elemento transformador, deixando ele principalmente mais alegre e ativo. “Percebemos que esta rotina dele ouvindo a Catarinense ajuda manter a cabeça, a memória dele, e ele fica mais ativo” comenta o primo.

Um ouvinte muito especial que enche de alegria os profissionais da Rádio Catarinense. O rádio muito mais que música e informação. Um veículo que tem o poder de transformar vida de pessoas. Uma intervenção difícil de mensurar, mas que é realidade.

Por Marcelo Santos