(49) 3551-2424

Pecuarista de Ibicaré recebe prêmio por silagem de alta qualidade

O pecuarista Luiz Cenci, da fazenda Três Irmãos Cenci, em Ibicaré/SC, é o grande vencedor do primeiro Desafio – Qualidade de Silagem Premium, realizado pela Sementes Biomatrix, empresa do Grupo Agroceres. Cerca de 100 pecuaristas que produzem silagem de milho para nutrição do seu rebanho foram pré-selecionados. Desse total, dez passaram à fase final do concurso e os três melhores serão premiados com equipamentos utilizados na produção de silagem. Cenci recebe hoje, dia 9 de setembro, uma colhedora de forragem.

Com 215 cabeças de gado, dos quais 200 holandesas e 15 de raça de corte, o pecuarista produz 2,5 mil litros de leite por dia. Cenci planta o híbrido BM3066PRO2 da Sementes Biomatrix desde seu lançamento e é atendido pela Agrotílias Representações Ltda. “Já notava a diferença em relação a outros híbridos concorrentes, como a alta sanidade foliar, a tolerância ao complexo de enfezamento, as facilidades de operação com ótima janela e facilidade de corte, quebra do grão dentado, muito boa relação no volume de grão e fibra, além de excelente produção por hectare”, afirma.

O produtor acrescenta que utiliza como sistema de criação o “compost barn”, um confinamento alternativo, que tem como objetivo melhorar o conforto e bem-estar dos animais e, consequentemente, melhorar os índices de produtividade do rebanho.

Com o confinamento dos animais, Cenci viu a necessidade de contar com um alimento eficiente. Segundo ele, a silagem de milho é um alimento completo e que proporciona estabilidade na nutrição o ano inteiro. “Além disso, a facilidade da produção do alimento na propriedade torna o custo menor”, observa.

Para a dieta do rebanho, Cenci conta com 37 hectares de pastagem no inverno e silagem de milho no verão, que produz 2,2 mil quilos por hectare de silagem. O melhor resultado já obtido nos mais de seis anos de plantio do híbrido na propriedade foi de 80 toneladas de matéria verde por hectare.

Desafio Silagem

O primeiro Desafio – Qualidade de Silagem Premium realizado pela Sementes Biomatrix teve como proposta valorizar e premiar pecuaristas que buscam melhorar a nutrição do rebanho por meio de uma silagem de alta qualidade, motivando-os a produzir e armazenar a silagem dentro dos padrões de excelência. Com isso, a empresa buscou reforçar a importância dos híbridos da Sementes Biomatrix.

Para o concurso, técnicos da empresa visitaram as propriedades e coletaram amostras de silagem – que foram levadas ao laboratório da Escola Superior e Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba/SP, para avaliação do teor de matéria seca, teor de amido, teor de fibra, digestão da fibra entre outros critérios. Com base nos resultados obtidos, foram escolhidos os três vencedores do Desafio.

Os três produtores selecionados receberão equipamentos utilizados na produção de silagem como prêmio pelo desempenho: uma colhedora de forragem (1º lugar), um moinho de grão úmido (2º) e um rolo compactador de silagem (3º).  O segundo lugar do Desafio ficou com Leandro Duarte Valente, da Fazenda Soledade, em Paula Cândido/MG, e o terceiro, com Mario Van Den Broek, da Fazenda Tropical, em Montividiu/GO.

Fonte: Assessoria de Comunicação