(49) 3551-2424

Joaçaba promove ações alusivas ao setembro amarelo

O Setembro Amarelo é o mês dedicado a prevenção do suicídio. Em função disso, o município de Joaçaba vai realizar, durante o mês alusivo, diversas ações integradas entre as suas Secretarias para abordar o tema de maneira didática e educativa. O CAPS I – Evoluir de Joaçaba promoverá uma roda de lives sobre a importância da Saúde Mental. As lives acontecerão durante todas as quintas-feiras do mês de setembro, em parceria com o Portal Éder Luiz, com o objetivo de esclarecer dúvidas e apresentar os serviços de saúde mental do município.

Desde o ano de 2020, quando iniciou efetivamente a quarentena e o isolamento social, devido a pandemia do novo coronavírus, muito tem se falado sobre saúde mental. O tema ganhou visibilidade, mas ainda precisa ser trabalhado de maneira mais efetiva junto aos cidadãos. Além das lives, em parceria com o CDL do município será feita a distribuição de panfletos sobre o tema e os lojistas vão participar de uma ação decorando as vitrines com a cor amarela, alusiva ao mês de combate ao suicídio.

A Secretaria de Saúde promoverá uma série de atividades, junto a seus colaboradores para abordar a temática e trabalhará com ações que visem o bem estar profissional. No ano de pandemia, estes profissionais da linha de frente tiveram grandes desafios e precisaram se estruturar emocionalmente para levar o atendimento humano e de qualidade para toda população. A Secretaria de Educação vai lançar a campanha: “Retorno Seguro – na Saúde Física e Mental”. O intuito é trabalhar a prevenção e a conscientização com o retorno das aulas presenciais.

Já no dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o CAPS fará uma ação envolvendo todas as secretarias em frente à prefeitura de Joaçaba. Cabe frisar que o evento seguirá todos os protocolos sanitários para sua realização.