(49) 3551-2424

Temperatura poderá chegar a 10 graus negativos em Joaçaba nas próximas 48h

A onda de frio que pode derrubar a sensação térmica para temperaturas recordes na Região Sul chegou ao Brasil nesta quarta-feira, com registro de neve já nesta manhã no Rio Grande do Sul e expectativa de mais neve e chuva congelada em Santa Catarina entre a tarde e a próxima madrugada. A temperatura mais baixa do ano, na manhã de hoje, foi registrada em Bom Jardim da Serra em SC:  – 8 graus. Na região de Joaçaba, Água Doce registrou – 3,8 graus.

O meteorologista da agência PdRadar, que faz a previsão do tempo para a Rádio Catarinense, Daniel Panobianco, disse que o frio mais severo está previsto para as próximas 48h. Em Joaçaba a temperatura vai chegar a 10 GRAUS NEGATIVOS na madrugada e manhã da próxima sexta-feira, o pico da onda de frio. Nesta quinta-feira a previsão é de 6 graus abaixo de zero.

A chance de NEVE ou CHUVA CONGELADA é grande para o final da tarde desta quarta-feira (28) em razão da chegada de um cavado, que em meteorologia, é uma região alongada de relativa pressão atmosférica baixa que traz umidade, reunindo condições favoráveis a NEVE.

Daniel Panobianco diz que a situação preocupa em razão dos prejuízos nas lavouras com a formação de geada generalizada que vai afetar a cadeia produtiva. Ele destaca que algumas cidades de SC terão a máxima do dia negativa, ou seja, por mais de 24h, ficarão com temperatura abaixo de zero.

Este cenário, segundo ele, não é comum em SC e pode ser considerado histórico. Fica o alerta as autoridades com relação as pessoas em vulnerabilidade e a comunidade que adotem medidas com os animais domésticos.

Ouça entrevista abaixo com o meteorologista.

Por Marcelo Santos