(49) 3551-2424

Pesquisadores voltam a Vargeão para estudar a “cratera do meteoro”

O município de Vargeão recebeu nesta semana três pesquisadores de áreas diferentes de estudos para colher mais detalhes sobre a queda do meteorito ocorrido há aproximadamente 120 milhões de anos.

Os visitantes Paulo Anselmo Matioli – geocientista, mineralogista, pesquisador e diretor/curador do Museu de Ciências Naturais Joias da Natureza/IPBio -, Antônio Carlos Santos de Carvalho – turismólogo, especialista em esportes de aventura e educação ambiental – e o ufólogo Edison Boaventura Junior realizaram uma expedição de pesquisa e difusão científica na região da cratera de impacto de Vargeão.

Os pesquisadores apresentaram uma proposta de parceria ao prefeito Volmir Felipe para o Museu Municipal, que conta com o apoio do professor Álvaro Crosta. A ideia também é a criação de um projeto para um dia especifico no calendário oficial do município com o destaque “o dia da cratera” ou algo semelhante.

Domo de Vargeão

O domo de Vargeão é um dos raros exemplos de astroblemas em território brasileiro. Localizada na região Oeste de Santa Catarina, a notável depressão circular possui aproximadamente 12 quilômetros de diâmetro e exibe desníveis abruptos de até 150m entre as bordas e porções internas.

A ocorrência de uma feição circular anômala nesse local foi apontada inicialmente por Paiva Filho & Scheibe, em 1978, com base na observação de imagem de radar do Projeto AdanBrasil, que a denominaram ‘Domo de Vargeão’.

Fonte: OESTE MAIS