(49) 3551-2424

Instituto Caminho Rio do Peixe apresenta projeto para o turismo regional

No último dia 22 de julho aconteceu um encontro na Câmara de Vereadores para apresentação do projeto Caminho do Rio do Peixe, liderado pelo Diretor Presidente do ICARP (Instituto Caminho Rio do Peixe), Ricardo José Nodari. O projeto integra municípios das regiões turísticas Caminho do Contestado e Vale dos Imigrantes o qual Herval d’Oeste está inserido.

O Instituto Caminho Rio do Peixe, é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e tem por finalidade principal a implementação de um caminho verde, que inclui pista para caminhada e ciclismo compreendendo o leito da ferrovia entre o Rio Iguaçu e o Rio Uruguai, ladeando o Rio do Peixe, com cerca de 372 km, recebendo o nome Caminho Rio do Peixe.

Este projeto tem como um dos principais idealizadores o professor Jorge Bernardi, atualmente residindo em Curitiba, PR, mas natural do Distrito da Barra do Leão em Campos Novos e o autor é o arquiteto e paisagista Arthur Brandalise. Na oportunidade, as turismólogas Neusa Oliveira e Léia Macedo, da empresa BriSe Consultoria, reforçaram sobre o trabalho de desenvolvimento do turismo no município de Herval d’Oeste que está iniciando para aproveitar as potencialidades locais, e nesse sentido, o projeto Caminho Rio do Peixe, vem contribuir para aumentar este propósito, já que o município está incluso por estar as margens do Rio do Peixe.

Jair da Rosa, Vice-Prefeito e Secretário de Habitação e Desenvolvimento Econômico, fez um breve discurso, demonstrando a importância que o turismo tem para o futuro de Herval d’Oeste e que com o Plano Estratégico Turístico do município que está sendo desenvolvido com parceria do Sebrae, acredita-se que as potencialidades poderão ser melhorar aproveitadas e novas oportunidades surgirão para o desenvolvimento econômico local. Alguns convidados também fizeram uso da palavra, levantando questionamentos para contribuir na consolidação da implementação do turismo. Para finalizar a reunião foi aprovado a data do Seminário de Planejamento Turístico que acontecerá no dia 10/08/2021 com a condução das consultoras do Sebrae. A construção do Plano Estratégico Turístico de Herval d’Oeste está acontecendo de forma coletiva e organizada junto com Conselho Municipal de Turismo e membros da comunidade local.