(49) 3551-2424

Empresários conhecem sistema de consultoria em Lean Manufecturing oferecido pelo Senai

Conhecer o trabalho de consultoria  do Senai, através do sistema Lean Manufacturing na empresa Triton Máquinas Agrícolas, localizada em Luzerna. Esse foi o objetivo de uma reunião, realizada nesta semana. O encontro contou com a participação do diretor da Triton, Márcio Dalla Lana, a gerente executiva regional do Sesi Senai, Silvana Meneghini, o colaborador Evandro Pedroso, e o diretor das empresas Estrutural Zortéa e Genius, Eduardo Zortéa. Foi um momento oportuno para verificar in loco os resultados da consultoria e os impactos positivos das ações desencadeadas.


O sistema de gestão conhecido como Lean Manufacturing visa elevar a produtividade e eficiência nas indústrias. A metodologia tem como foco aprimorar o processo industrial ao diminuir eventuais desperdícios e, também, o tempo de espera. Sua aplicabilidade favorece uma produção que atenda às demandas do século 21. A parceria com o Senai/SC tem atendido indústrias de todo o estado e os resultados têm sido muito bem avaliados. A Triton foi uma das indústrias que aderiu ao programa.


Para o diretor da Triton Máquinas Agrícolas, Márcio Dalla Lana, a consultoria produziu expressivos resultados na empresa. “Estamos satisfeitos com esse trabalho desenvolvido através do Senai, utilizando o sistema  Lean Manufacturing. Acreditamos que esse é um dos caminhos para que as indústrias aprimorem seus processos de gestão, buscando maior eficiência em suas ações. Nossa avaliação é a melhor possível e, por esse motivo, estamos compartilhando essas informações com outros empresários. A reunião com o diretor das empresas Estrutural Zortéa e Genius foi muito produtiva e nos permitiu um compartilhamento de experiências”, pontua.
O diretor das empresas Estrutural Zortéa e Genius, Eduardo Zortéa, explica que a visita à Triton foi uma oportunidade de conhecer um sistema de consultoria, que tem possibilitado resultados significativos, aprimorando os processos internos das indústrias.  “Foi uma experiência muito edificante para nós. Tivemos a oportunidade de constatar na prática a pertinência da aplicação da consultoria Lean Manufacturing, através do Senai. Foi um momento oportuno para compartilharmos informações que serão extremamente úteis para nossas empresas”, observa Zortéa.


A gerente executiva regional do Sesi Senai, Silvana Meneghini,  explica que a consultoria em Lean Manufacturing é mais um serviço que o Senai presta à indústria catarinense. “O Senai possui uma gama de soluções em benefício do desenvolvimento e do aprimoramento das atividades industriais. O sistema Lean Manufacturing é mais um importante mecanismo para a promoção de melhorias na produtividade e na eficiência. O trabalho desenvolvido na empresa Triton é mais uma prova inequívoca dos expressivos resultados obtidos através da consultoria. Nos entusiasma muito observarmos que as ações desencadeadas pelo Senai têm produzido efeitos práticos e palpáveis nas indústrias”, assinala Silvana.


Triton
Há seis décadas, a Triton Máquinas Agrícolas LTDA, localizada em Luzerna, tem atuado na fabricação de produtos para agropecuaristas, visando  contribuir com soluções para os produtores da região. Entre os destaques de venda, estão carretas de metal e madeira, batedeiras, semeadores, entre outros.  
Estrutural Zortéa
A indústria, situada em Campos Novos,  atua em todo o território nacional e diversos países, na modernização do sistema de armazenagem, movimentação, importação e exportação de granéis sólidos.
Genius
A Genus Plantadeiras (Campos Novos) disponibiliza ao produtor rural maquinário específico, permitindo o plantio sob as mais diversas condições de solo, mesmo aqueles compactos. Fornece ainda um sistema de desarme e retorno do sulcador (patente Genius Estrutural Zortéa) que opera em solos com pedras, raízes e outros obstáculos.