(49) 3551-2424

Professores de Informática da Rede Municipal de Ensino de Joaçaba recebem formação em Robótica

A partir de 2017, o município de Joaçaba incluiu no seu currículo obrigatório de Ensino Fundamental o componente curricular de Informática. Desde então, a Secretaria Municipal de Educação vem buscando instrumentalizar os professores e os laboratórios de Informática das seis Unidades Escolares de Ensino Fundamental.

Em 2018, foi possível equipar os laboratórios com computadores novos e oferecer formação em robótica em parceria com o Instituto Federal Catarinense, de Luzerna. Já em 2019, os professores trabalharam no aprimoramento do currículo, tiveram a consultoria de Juliane Colling, professora da UCEFF Itapiranga e em 2020, foram adquiridas apostilas de Informática para os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais que passaram a ser utilizadas a partir do ano letivo de 2021.

Além disso, também entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2021 foi possível oferecer curso de formação em robótica por meio do Senai Luzerna, onde foram realizados 5 encontros de formação, totalizando 32 horas. Nessa formação, foram vistos os assuntos: Aplicar a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino a projetos e protótipos funcionais; Reconhecer diferentes materiais utilizados na construção de protótipos físicos; Acionar dispositivos luminosos, sonoros e motores por meio de circuitos elétricos básicos de baixa tensão; Realizar a montagem de esquemas eletrônicos básicos utilizando plataforma de prototipagem eletrônica Arduino; Entender conceitos básicos de programação com utilização da plataforma de prototipagem eletrônica Arduino.

Ainda em 2021, a Secretaria Municipal de Educação estará desenvolvendo projetos e parcerias para oferta de capacitação e curso específico de Robótica para estudantes.