(49) 3551-2424

COVID: Joaçaba encaminha ofício ao ESTADO colocando município a disposição para vacinação em massa

O Governo do Estado planeja a vacinação em massa contra a Covid-19 em cidades com altas taxas de incidência, transmissão, letalidade e vulnerabilidade. A Secretaria da Saúde iniciou conversas técnicas que têm como objetivo acompanhar a celeridade da resposta de imunização. A intenção é seguir exemplos concretos de sucesso, como o da cidade de Serrana, no Estado de São Paulo, onde se reduziu em quase 100% as mortes por Covid-19 quando mais de 95% da população adulta foi vacinada.

O município de Joaçaba se colocou a disposição do Governo do Estado nesta quarta-feira (16) para fazer parte deste estudo e vacinar a população em massa. A informação foi confirmada a Rádio Catarinense pelo prefeito em exercício José Otávio Caliári Filho, que assumiu interinamente o comando da prefeitura esta semana.

Após reuniões com a equipe da saúde, e com vereadores que fizeram a solicitação, a administração municipal elaborou um ofício que está sendo enviado ao Governo do Estado. No documento existem argumentos para justificar a vacinação em massa. “Nós infelizmente entramos nessa incidência alta de transmissão e letalidade para a doença e então encaminhamos este ofício com todos os dados necessários” destacou o prefeito.

Quanto a estrutura, o chefe do poder executivo disse que o município tem capacidade de vacinar um grande número de pessoas por dia, inclusive com empresas se colocando a disposição para auxiliar o poder público. Segundo ele até 2 mil pessoas poderiam ser vacinadas por dia.

A mobilização junto ao Estado, além do ofício, envolve contato com secretários, deputados e outras lideranças. “Então a gente está na batalha, já temos audiência com o secretário de saúde, mas não temos nenhuma garantia que isso pode ocorrer” disse ele.

A vacinação em massa, se transformou em prioridade para o prefeito em exercício.

Herval d’Oeste
Nossa reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde do município de Herval d’Oeste para saber se existia algum encaminhamento por parte do município. O diretor de saúde, Wilian Gavasso, enviou uma nota. Leia abaixo:
“A proposta de vacinação em massa contra a COVID-19 em alguns municípios apresentadas pelo Governador do Estado ainda se encontra em estudo no âmbito da Superintendência de Vigilância em Saúde.Importante destacar que se trata de uma proposta de acompanhamento, para compreensão dos resultados decorrentes da vacinação de parcela expressiva de população.Assim, para viabilizar o estudo, além da estrutura para aplicação da vacina, é necessário que seja definido um modelo de pesquisa e acompanhamento, com a necessidade de participação de instituições de ensino e pesquisadores. Apenas com essas definições, será possível dar continuidade ao projeto apresentado.”

Por Marcelo Santos