(49) 3551-2424

Ministério do Desenvolvimento cita rompimento de barragem em Joaçaba em relatório de segurança

O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, divulgou na terça-feira, 19 de maio, relatório para segurança de barragens 2020. A nota técnica é assinada por diferentes órgãos, como o Ibama e agências nacionais de Águas e Saneamento Básico (ANA), de Energia Elétrica (Aneel) e de Mineração (ANM). Foram monitoradas 63 ocorrências, sendo 24 acidentes, 33 incidentes e 06 casos de boatos.

A única ocorrência de acidente em SC aconteceu em uma barragem particular, na cidade de Joaçaba. O caso está no relatório do Governo Federal. Segundo o Movimento dos Atingidos por Barragens, o acidente aconteceu no dia 16 de junho do ano passado. Já o Governo Federal cita o incidente no dia 18 do mesmo mês.

Para o coordenador de Estudos Integrados da Sedec, Rafael Machado, a gestão de riscos requer uma atuação sistêmica, com participação dos diversos entes públicos que lidam com o tema. “Esse é um trabalho colaborativo, como deve ser a atuação em casos de desastres naturais e rompimento de barragens. Quando reunimos os esforços, conseguimos superar as dificuldades e atender à população de forma efetiva e com agilidade”, explica.

Entenda o que aconteceu

Em junho de 2020, uma barragem no bairro João Pires e que é particular, rompeu. Conforme a Defesa Civil, o grande volume de água acumulada foi o principal motivo para que o reservatório se rompesse.

Não houve feridos, mas duas famílias foram atingidas, levando animais, atingindo um trabalho de reciclagem e danificando parte do acesso ao bairro Vila Cordazzo. O açude continua 30 milhões de litros de água no momento do acidente.

Colaboração: Ministério do Desenvolvimento Regional e Movimento dos Atingidos por Barragens.