(49) 3551-2424

Joaçaba vai receber vacina da Pfizer na próxima semana, diz Secretário de Saúde

Joaçaba finalmente deverá receber a vacina da Pfizer. A notícia foi confirmada na manhã desta quarta-feira (19) a Rádio Catarinense pelo Secretário de Saúde, Valmor Reinsdorfer.

Atualmente o município está utilizando as vacinas Coronavac e Astrazeneca, as primeiras incluídas no Plano Nacional de Imunização. A vacina da Pfizer possui uma eficácia maior do que a dos imunizantes que estão sendo usados na campanha nacional. Com uma eficácia calculada de 95%, ela tem desempenho superior do que as doses da CoronaVac e da AstraZeneca em razão da tecnologia que foi usada no processo de desenvolvimento. Por outro lado, a desvantagem é que, por causa desta tecnologia, ela precisa ser armazenada em freezers que são capazes de manter a temperatura entre -15ºC e -25ºC por até 14 dias.

De acordo com o Secretário de Saúde Valmor Reinsdorfer o município de Joaçaba teria estes freezers de última geração, que foram adquiridos, e que estariam adequados para armazenar as vacinas. Ele informou que existe a informação de que a Regional de Saúde deverá receber uma remessa já na semana que vem e depois distribuir para os municípios que tem condições de receber as doses e fazer a aplicação. Quanto ao público alvo, ele não soube informar, pois esta decisão vem junto com a norma técnica do Ministério da Saúde. O secretário também não soube precisar o número de doses que Joaçaba deverá receber.

Por Marcelo Santos