(49) 3551-2424

Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna já perderam 115 vidas para a COVID-19

A Covid-19 já provocou a morte de 115 pessoas somente nos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna em um ano e três meses de pandemia. São pessoas das mais diversas faixas etárias que não conseguiram vencer a dura batalha travada contra um vírus que tem pego muitas famílias de surpresa.

O levantamento realizado pela Central de Jornalismo da Rádio Catarinense FM, com dados até a data de 27/05/2021, mostra que dos três municípios Joaçaba tem o maior número de óbitos: são 56 vidas perdidas para a doença. Depois aparece Herval d’Oeste com 48 e Luzerna com 11 mortes.

Os três municípios estão no momento com 597 casos ativos para Covid-19 e com mais 1.177 pessoas sendo monitoradas, devendo estas estar em isolamento social.

HUST 174 óbitos em 15 meses
O Hospital Universitário Santa Teresinha (HUST), que atende pacientes de vários municípios, referência regional no tratamento para Coronavírus, já atendeu 3.558 pessoas. Destas, 753 precisaram ficar internadas na ala COVID (enfermaria ou UTI). Dos pacientes que ficaram internados, principalmente na Unidade de Terapia Intensiva, 175, não resistiram ao vírus e entraram para as estatísticas como óbitos.

Vidas que se transformam em números
Os números servem para alertar, conscientizar e para o governo definir ações e estratégias, mas a sociedade não pode deixar se levar por caracteres e estatísticas. São vidas traduzidas em números levadas por uma tragédia que a humanidade tenta conter de todas as formas. É preciso a colaboração cada vez mais de TODOS neste processo complexo onde TODOS tem a responsabilidade nesta batalha.

Por Marcelo Santos