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Duplicação da BR-282: Saiba quais medidas foram tomadas após força-tarefa de veículos de comunicação

A força-tarefa dos veículos de comunicação do Oeste de Santa Catarina, que lançou a campanha “Duplicação BR-282: o Oeste não pode mais esperar”, já apresenta resultados. Na última terça-feira (11), parlamentares da região Oeste e representantes de entidades empresariais de Santa Catarina se reuniram para cobrar a inclusão da região ao Plano Nacional de Logística (PLN 2035).

A reunião aconteceu por intermédio e convite do deputado federal Celso Maldaner (MDB). O encontro aconteceu de forma presencial, em Brasília, e remota, junto à Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura.

Durante o encontro, a duplicação da BR-282 foi um dos assuntos abordados. A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) destacou um estudo técnico elaborado pela entidade, que apresenta as viabilidades para a duplicação da rodovia. O projeto também prevê nas rodovias 163 e 158, além da execução da ferrovia leste-oeste e da norte-sul.

O que é o Plano Nacional de Logística

O Plano Nacional de Logística (PNL) é um instrumento utilizado pelo Poder Público para planejar, a longo prazo, a infraestrutura de transportes brasileira. O PNL identifica e propõe soluções que contribuam para o desenvolvimento brasileiro. O desenvolvimento do PNL acontece através da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) de acordo com as atribuições legais da empresa.

O que diz o Governador de Santa Catarina

O ClicRDC entrou em contato com o Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), na última sexta-feira (7). Um dos assuntos abordados na entrevista foi a duplicação da BR-282. Moisés relatou que o assunto foi tema de uma conversa entre ele e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

“A 282 já é objeto da minha conversa com o ministro há muito tempo, e nós entendemos que é uma rodovia que precisa de fato de investimento federal, para a duplicação e para a melhoria de condições de trafegabilidade.”, disse Moisés.

O governador relatou que é usuário da BR-282 e que entende os efeitos que a situação da rodovia têm na trafegabilidade da população que utiliza o trecho. “O que o ministro tem colocado para mim é a dificuldade orçamentária, que tem um orçamento de R$ 5 milhões quando deveria ser R$ 20, R$ 30 milhões para o Ministério. Então o propósito do Ministro Tarcísio é atacar primeiro as rodovias que precisam começar as obras que já iniciaram, como é o caso da 470, da 280, da 163.”, informou.

Entretanto, de acordo com Carlos Moisés, ele entende que independentemente do término das demais obras que acontecem nas rodovias Federais do Estado, há a necessidade de olhar para a BR-282. Como sugestão, ele propõe investimentos de capital privado.

“A gente percebe o quão melhorou a BR-101, após a sua concessão, em termos de sinalização, segurança, trafegabilidade e de investimentos. Então eu ainda defendo um modelo, particularmente defendo para a 282, já que o Ministério não tem orçamento, eu defendo que o setor privado deveria fazer o investimento, e nós deveríamos cobrir a tarifa. Os poderes públicos, tanto Federal quanto Estadual, poderiam subsidiar a tarifa para que o cidadão não seja onerado, e que ela seja uma tarifa bastante baixa, mas que a injeção de capital privado se dê antes mesmo da duplicação.”, defende o governador.

Ele conta que têm defendido esta tese com o Ministro Tarcísio. “Nós temos a opção de esperar, talvez 5, 10, 15, 20 anos, não sabemos quando isso vai acontecer, mas temos a opção de chamar a iniciativa privada que precisa investir, e Santa Catarina é um bom lugar para se investir, e subsidiarmos a tarifa para o cidadão não ser onerado.” finaliza.