(49) 3551-2424

Defesa Civil confirma tornado em Campos Novos – 250 casas destruídas

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na tarde deste sábado (29) a ocorrência de um tornado no município de Campos Novos, no Meio-Oeste. O fenômeno ocorreu na noite da sexta-feira (28) e provocou danos como destelhamentos de casas, danificações em estruturas de metal e tombamento de caminhões.
Com base nas informações do Radar Meteorológico instalado no município de Chapecó, imagens de satélite, além do sensor de raio da Earth Network e informações do sensor de raio da Earth Network, a Defesa Civil analisou o fenômeno que ocorreu ontem à noite. Segundo a Defesa Civil, as rajadas de vento – localmente muito fortes – na cidade de Campos Novos chegaram a 123 km/h.

Em agosto do ano passado o tornado que atingiu Água Doce e Tangará foi classificado como nível 2, um dos mais severos. Em Água Doce, os ventos chegaram a 96km/h na noite desta sexta-feira (28). A distância entre Água Doce e Campos Novos é de 55km em linha reta ou 72km pela estrada. Imagens aéreas feitas por drones no local dos danos identificaram ainda um rastro deixado pelo tornado, uma vez que os danos são localizados, enquanto em áreas próximas não há sinais de destruição severa Outra observação importante é que se notou que os destroços foram lançados em duas direções opostas, indicando um possível giro do vento. Análise que corrobora para a confirmação da passagem de um tornado no município.

Esta nota preliminar visa classificar e identificar o evento ocorrido no final da noite de sexta-feira (28) no Município de Campos Novos – SC. Assim como foi previamente observado, as condições eram favoráveis para ocorrências associadas a tempo severo. Assim, com a análise dos dados de sensoriamento remoto (radar, satélite e raios), estações em superfície, imagens de danos e imagens aéreas realizadas no local, no dia 29/05/2021, conclui-se a ocorrência de um tornado.

Um levantamento preliminar realizado pela Prefeitura de Campos Novos, conforme divulgado pelo Jornal O Celeiro, aponta que mais de 250 residências e edificações foram danificadas. Equipes trabalham na distribuição de telhas para as famílias afetadas. Na tarde deste sábado (29), a Administração Municipal emitiu um Decreto de Situação de Emergência e ainda hoje deve ocorrer uma reunião com a Defesa Civil estadual.

Fonte: Minha Água Doce, com informações do Canal Ideal