(49) 3551-2424

75 anos de Rogério Sganzerla

O cineasta Rogério Sganzerla nasceu em 4 de maio de 1946 na cidade catarinense de Joaçaba. Viveu lá até meados dos anos 60 quando mudou-se para São Paulo. Abandonou o curso de direito na Faculdade Mackenzie para se dedicar ao cinema. Em 1968 fez a sua obra-prima, o filme O Bandido da Luz Vermelha, considerado um dos ícones do cinema nacional.

Sganzerla viveu para o cinema e fez cinema até os últimos dias de sua vida. Foi casado com a atriz e depois cineasta Helena Ignez. Também trabalhou como crítico de cinema no jornal O Estado de S. Paulo. Em 1967 realizou o seu primeiro curta-metragem. A partir daí se deslanchou como cineasta. Ao longo de 36 anos de carreira fez 27 filmes.

O filme O Bandido da Luz Vermelha aborda a trajetória de crimes de João Acácio Pereira da Costa em São Paulo e Rio de Janeiro. O bandido catarinense, ao longo de seis anos, ocupou as manchetes dos jornais por causa de seus assaltos e homicídios e em 1967 foi condenado a 351 anos de prisão. Jovem, mas famoso, Sganzerla fundou a produtora Bel-Air, junto com Júlio Bressane.

O cineasta usava a ironia como sua marca registrada e seus filmes trazem inovações técnicas bastante criativas. Morreu em 9 de janeiro de 2004 com um tumor no cérebro. Deixou pronto o roteiro do filme Luz nas trevas – a revolta de Luz Vermelha, que é uma continuação da sua obra anterior.

Fonte: Domingos Miranda.