(49) 3551-2424

Doação de sangue: Saiba quem pode doar

A doação de sangue sempre teve grandes desafios para manter o estoque apropriado, que possa atender as demandas da população, antes mesmo do coronavírus ser incorporado a essa equação, a qual se tornou ainda mais desafiadora desde então.

Tendo em vista o cenário global de pandemia a longo prazo, a Anvisa e o Ministério da Saúde acabaram atualizando os critérios técnicos para doação de sangue, com o objetivo de deixar o processo mais seguro para doador e para o receptor.

A Nota Técnica 13/2020-CGSH/DAET/SAES/MS apresenta os critérios técnicos atualizados para a triagem clínica dos candidatos à doação de sangue relacionados ao risco de infecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Sendo eles:

  • Candidatos que viajaram ou que sejam procedentes de países com transmissão local e casos confirmados da doença serão considerados inaptos para a doação, por um período de 14 dias após a chegada da viagem;
  • Quem já teve diagnóstico clínico ou laboratorial positivo, serão considerados inaptos por 30 dias após a completa recuperação;
  • Candidatos que tiveram contato com pessoa com diagnóstico clínico ou laboratorial positivo nos últimos 30 dias só podem doar após um período de 14 dias após o último contato;
  • Candidatos em isolamento voluntário, ou indicado por equipe médica, devido a sintomas de possível infecção, estarão inaptos pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias).

Vale ressaltar que as medidas de higiene no combate ao coronavírus, estão sendo rigorosamente respeitadas  nos Hemosc, para prevenir contaminações, a fim de deixar o doador de sangue o mais seguro possível para realizar tranquilamente sua doação, os cuidados vão desde a lavagem das mãos, o uso de produtos antissépticos, higienização de instrumentos e superfícies, etc.

A pandemia se mostra um grande desafio global, e o momento de fazer a diferença é agora! Você tem o poder de mudar o mundo de até 5 pessoas.

Assim, convidamos você, caro leitor, a criar a mudança que tanto queremos ver no mundo, seja doador. Salve VIDAS!

Ligue no Hemocentro mais próximo e agende seu horário ou se preferir acesse o site https://www.hemosc.org.br/agende-sua-doacao.html e agende online!