(49) 3551-2424

Chapecó zera número de pacientes no Centro Avançado de Atendimento Covid

Criado no dia 24 de fevereiro de 2021, o CAAC (Centro Avançado de Atendimento Covid-19) zerou o número de pacientes atendidos no espaço montado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.

Após pouco mais de um mês, o último paciente que estava internado na UTSI (Unidade de Tratamento Semi-Intensivo) com ventilação mecânica, foi transferido neste sábado (3) para o HRO (Hospital Regional do Oeste). 

O local foi montado para atendimento aos pacientes quando o município viveu um colapso da saúde com a alta de casos ativos e de mortes.

As duas enfermarias, 1 e 2, que totalizam 75 leitos, já haviam sido desativas pela ausência total de pacientes. Toda a estrutura municipal está preservada e limpa para que se necessário, com nova alta de casos de Covid-19, a sua ativação seja imediata.

Durante o período em que esteve com pacientes, foram realizadas 102 altas e 85 transferências para hospitais. O número de mortes chegou a 19 no CAAC.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, colocou a estrutura do CAAC à disposição para o Estado ou o Governo Federal caso queiram assumir a operacionalização e custos para atender outras regiões do Estado ou do Brasil para o atendimento de pacientes com Covid-19.