(49) 3551-2424

Avalia Joaçaba é realizada com alunos do ensino fundamental

Avalia Joaçaba é o nome dado para as avaliações diagnósticas de Língua Portuguesa e Matemática aplicadas anualmente para os estudantes de Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Educação de Joaçaba. As avaliações são aplicadas no início e no fim do ano letivo e esse é o terceiro ano de aplicação.As questões dessas avaliações são elaboradas a partir de uma Matriz de Referência que indica habilidades desejadas em cada ano escolar, sendo esse o parâmetro para verificar em que nível de aprendizagem os estudantes se encontram. Essas análises também demonstram indicativos para conduzir o planejamento escolar.

Para os estudantes de 1º ao 3º ano as avaliações são aplicadas de forma impressa, com acompanhamento e leitura do professor aplicador, sendo que, nesse ano teve a necessidade de adaptação das avaliações on line para os estudantes do ensino remoto. Já os estudantes de 4º ao 9º ano realizam as avaliações nos laboratórios de Informática no software Socrative.

O período de aplicação foi estendido nesse ano letivo, devido aos formatos diferenciados de atendimento escolar, nesse sentido as aplicações da Avalia Joaçaba, etapa inicial, acontecem entre 19 de abril e 21 de maio de 2021.

O Avalia Joaçaba envolve a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, gestores e coordenadores pedagógicos das Unidades Escolares, professores e estudantes.”O compromisso  de toda equipe é fundamental para que possamos prosseguir na busca da melhoria contínua em nosso sistema de educação”, falou a Secretária de Educação, Tânia Durigon.