(49) 3551-2424

Vacina 100% produzida no Brasil é anunciada pelo Butantan

O Instituto Butantan anunciou a criação da Butanvac, nova candidata a vacina contra a Covid-19, e disse que pedirá autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda nesta sexta-feira, dia 26, para iniciar os estudos clínicos em voluntários.

Os testes podem começar já em abril, se a Anvisa autorizar. A fabricação começa em maio, e 40 milhões de doses estarão disponíveis a partir de julho, mas dependem de aval da Anvisa para serem usadas. A tecnologia é a mesma da vacina da gripe. A vacina já leva em conta a variante brasileira, a P1. A promessa é que a vacina produza uma resposta imune maior que as vacinas atuais.”Protocolaremos esse material ainda hoje e vamos dialogar intensamente com a Anvisa para que ela perceba a importância da autorização do início desses estudos clínicos o mais rapidamente possível, para que possamos em um mês e meio, dois meses e meio, terminar essa fase de avaliação clinica e iniciar a produção”, afirmou o diretor do Instituto, Dimas Covas.

Segundo ele, a vacina começou a ser produzida há exatamente um ano, em 26 de março de 2020. O imunizante foi desenvolvido com matéria-prima brasileira e mesma tecnologia usada na vacina da gripe.

“Essa vacina será integralmente produzida aqui, nós não dependeremos de nenhum insumo, da importação de nenhum insumo, é uma tecnologia que já existe. Essa tecnologia é a mesma que é usada para a produção da vacina da gripe”, disse. O Instituto Butantan é o maior produtor de vacina da gripe do hemisfério sul.

O governador João Doria disse que a Organização Mundial da Saúde também receberá nesta sexta todas as informações da Butanvac, para que acompanhe o desenvolvimento do imunizante. Ainda de acordo com o governador, a produção da nova vacina será iniciada em maio. Entretanto, as doses só poderão ser usadas após liberação da Anvisa.

Fonte: G1