(49) 3551-2424

Treze Tílias tem a menor taxa de letalidade por COVID na AMMOC. Médica fala sobre protocolo adotado no município

O município de Treze Tílias tem o menor índice de mortes por Covid-19 entre todos os municípios da AMMOC. A taxa de letalidade é de 0,35. O índice é medido pelo número total de óbitos em relação à quantidade de casos confirmados de infecção. Desde o início da pandemia, em 2020, Treze Tílias teve 649 casos positivados para Coronavírus com apenas 4 óbitos. A taxa no Brasil é de 2,45 e em SC está no momento em 1,25.

O que está sendo feito em Treze Tílias para manter esta taxa abaixo dos demais municípios da região, Estado e Brasil? Nossa reportagem foi em busca de repostas!

A médica Francieli de Carli, Clínica Geral, responsável pelo setor de triagem da Covid da Secretaria Municipal de Saúde, explicou que desde o início da pandemia o município adotou estratégias para melhor enfrentar a doença. Entre elas, informações a população via rádio sobre formas de contágio e prevenção, busca por atendimento médico precoce, reforço  para uso de máscara, álcool 70% e evitar aglomerações e distanciamento social.

Também foi desenvolvido um protocolo de atendimento médico, visando o diagnóstico precoce, e foi ampliado a capacidade de testagem da população para identificar os casos positivos. A médica citou que houve uma grande parceria com empresas locais para aquisição dos testes para diagnóstico precoce dos colaboradores. “Foi desenvolvido um protocolo para usar nas grandes indústrias locais para melhor orientar seus trabalhadores” explicou a médica.

Francieli de Carli diz que os pacientes foram orientados a identificar os sinais mais graves da doença para de imediato buscar ajuda. Os positivados receberam ao longo da pandemia uma atenção especial, com vigilância permanente dos profissionais da saúde, e com orientação para usar em casa o oximetro, aparelho que mede a taxa de oxigênio no sangue. Taxa baixa significa que o vírus começa tomar conta dos pulmões e o paciente precisa de ajuda imediata. “Desta forma a gente conseguiu identificar de forma precoce os pacientes que tem potencial de piora”.

Sobre o famoso e polêmico “Kit COVID” a médica de Treze Tílias, entende que não existe este kit com medicamentos pré-estabelecidos para tratar todos de forma igual. “O que existe é um tratamento individualizado com vigilância diária do paciente, pois os sintomas não são iguais para todos e desta forma o tratamento também não deve ser” explicou ela.

A médica destaca que muitos passarão pela doença com sintomas gripais leves e outros com sintomas respiratórios mais graves e é nesse grupo que as equipes estão intervindo. “São nesses pacientes que estão intervindo com exames, tomografias e internações hospitalares precoces”.

Desde o início da pandemia, de todos os positivados, Treze Tílias conseguiu recuperar 585 casos. Atualmente são 59 casos ativos. Após final de ano e carnaval, a demanda por atendimento médico aumentou o que exigiu medidas como distanciamento social e uso de máscaras e álcool 70%. No momento o foco é para a campanha de vacinação.

Por Marcelo Santos.