(49) 3551-2424

COVID: Rotary e entidades encaminham documento a AMMOC cobrando ações dos prefeitos

Com um documento em tom de “grito de socorro pela população”, o  Rotary Club de Joaçaba encaminhou na manhã desta quarta-feira (03) um importante ofício à Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense, com apoio de diversas entidades.

Em mais uma tentativa da sociedade civil de colaborar com as ações já em andamento, o Rotary, com apoio da ACIOC, Associação de Senhoras de Rotariano de Joaçaba, Associação dos Amigos de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, CDL/Herval d’Oeste, CDL/Joaçaba, Lions Clube Cruzeiro, ACACIA do Oriente N3596, Mitra Diocesana de Joaçaba, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Unoesc/Joaçaba, encaminharam dois pedidos em forma de sugestão.

São medidas urgentes de estrutura hospitalar e de prevenção, que precisam andar juntas nesta pandemia. Os pedidos dizem respeito a ampliação da capacidade de atendimento e internação da ALA-COVID do Hospital Universitário Santa Teresinha (HUST) envolvendo equipamentos e profissionais, local que recebe e trata pessoas de toda região que são acometidas pela doença.

Outra sugestão, tem como sustentação uma Lei Federal de 2020 que tornou obrigatório em todo território nacional o uso da máscara facial. No documento, é citado que inúmeras campanhas já foram feitas, mas uma parcela da população insiste em não usar este equipamento de proteção. As entidades entendem que o poder público, no caso as prefeituras, que tem a responsabilidade, precisa ser mais enérgico e agir criando multa e sanções como acontece em outros locais do Brasil, como por exemplo no vizinho município de Herval d’Oeste.

As máscaras, conforme já comprovado, funcionam como uma barreira física para a liberação das gotículas no ar quando há tosse, espirros e até mesmo durante conversas. Seu uso é importante principalmente em locais em que não é possível manter uma distância mínima de segurança. Ao usar a máscara, além de se proteger contra o vírus que pode estar circulando à sua volta, a pessoa impede a transmissão da Covid-19 aos demais, caso esteja com a doença e ainda não saiba. 

Por Marcelo Santos

LEIA ABAIXO NA ÍNTEGRA O OFÍCIO