(49) 3551-2424

Laboratório da Unoesc é credenciado para diagnóstico da Covid-19

O Laboratório da Unoesc Xanxerê foi credenciado pelo LACEN/SC para realização de diagnóstico da Covid-19. A validação de qualidade do laboratório da Unoesc foi realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública em Santa Catarina (LACEN/SC) para realização do diagnóstico laboratorial para detecção do SARS CoV 2, pela metodologia RT-PCR em tempo real, pelo protocolo CDC/EUA.

O laboratório possui modernos equipamentos de biologia molecular, sendo classificado como Nível de Biossegurança 2 (NB-2), e está localizado no campus II da Unoesc Xanxerê, que abriga o curso de Medicina Veterinária e Mestrado em Sanidade e Produção Animal.

SOBRE O TESTE

O teste molecular (RT-PCR), considerado padrão ouro para diagnosticar a Covid-19, utiliza secreção da nasofaringe, região entre o nariz e a garganta, coletadas por swab (cotonete específico), cuja função é identificar partes do material genético (RNA viral) do novo coronavírus.

CONVÊNIO

Para realização das análises, a Unoesc Xanxerê firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Xanxerê que, por meio da Secretaria de Saúde, fará a coleta das amostras e irá inserir os dados do paciente no sistema BitLab, que será disponibilizado pela Universidade, o qual, posteriormente, permitirá ao paciente e também a Secretaria de Saúde ter acesso ao laudo do exame com mais agilidade.

Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê, professora Silvana Giacomini Collet, essa aprovação demonstra o compromisso da Unoesc em auxiliar nesse momento tão crítico vivido pela sociedade regional. Fonte: Eliza Marta Chiarello