(49) 3551-2424

Confira como está a obra da RADIOTERAPIA em Joaçaba

Atualmente, Chapecó é o destino dos pacientes de Joaçaba e cidades próximas que hoje necessitam do tratamento de Radioterapia. No entanto, essa realidade deve mudar, tão logo seja cumprido o cronograma de obras que irão possibilitar que este serviço seja oferecido em Joaçaba. A obra, localizada nas proximidades do Campus I da Unoesc, está sendo executada e irá facilitar o tratamento daqueles que pegam a estrada periodicamente para realizar as sessões que tanto necessitam.

Os primeiros trâmites para implantação do serviço de Radioterapia em Joaçaba iniciaram ainda em 2012, na gestão do então diretor do Hospital, professor Adgar Bittencourt. Os anos passaram e, com o grande apoio do então Deputado e hoje Senador, Jorginho Mello, da Deputada Federal Carmen Zanotto e os esforços da nova gestão, comandada pelo professor Alciomar Marin, foi possível chegar ao estágio em que a obra se encontra hoje.  A obra está sendo construída em terreno disponibilizado pela Fundação Universidade Oeste de Santa Catarina (FUNOESC) e  Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) segue acompanhando o trabalho que é de responsabilidade do Ministério da Saúde.

— A construtora segue executando a obra dentro do cronograma que foi firmado junto ao Ministério da Saúde (MS). Esperamos que a continuidade se dê dentro dessa normalidade para que possamos ter a obra finalizada de acordo com o prazo contratual,no primeiro semestre de 2022, oferecer o serviço — afirmou o diretor do HUST, Alciomar Marin.

A construtora foi contratada por meio de licitação feita pelo Ministério da Saúde que é responsável pela execução e fiscalização da obra. Em paralelo, o Hospital participa de reuniões semanais com os envolvidos e dá suporte e acompanha a tramitação de projetos documentais, ficando a par de tudo que acontece. Será de responsabilidade do hospital, antes da conclusão da obra, iniciar a contratação, treinamento, capacitação e profissionais que atuarão no serviço, processo esse que será feito junto a empresa Variam, que será responsável pelo aparelho de radioterapia, e adquirir o mobiliário e os equipamentos de informática.

O HUST é, desde 2007, referência em Alta Complexidade em Oncologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes da Macrorregião de Saúde do Meio-Oeste Catarinense que abrange em torno de 55 municípios situados nas regiões do Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Rio do Peixe e Meio-Oeste e que somadas tem uma população de aproximadamente 622 mil habitantes.

— O sonho está se tornando realidade graças ao trabalho persistente e incansável do senador Jorginho Mello que não mediu esforços quanto a essa necessidade de nossa região e da deputada federal Carmen Zanotto. Ambos estiveram muitas vezes no Ministério da Saúde e em reunião em Joaçaba com lideranças, dirigentes da Unoesc e com a empresa construtora para viabilizar o projeto — agradeceu Marin.

Inicialmente, o Serviço de Radioterapia funcionará em dois turnos, cinco dias por semana, atendendo 32 pacientes/dia, o que totalizará 640 sessões mensais. Com o andamento das atividades há a possibilidade de ampliar a capacidade de oferta de tratamento radioterápico, podendo chegar a quatro turnos, cinco dias por semana e serem realizadas 1.600 sessões pacientes/mês, uma média de 80 pacientes/dia. Para o diretor do HUST, uma questão ainda demandará atenção: o apoio e acolhida dos pacientes e seus acompanhantes que vierem de cidades vizinhas.

— É preciso reconhecer que a Unoesc tem feito sua parte na elaboração de projetos importantes como esse, como o Centro de Inovação e outros que beneficiam o grande Oeste. Porém, é preciso reconhecer a importância de a região possuir um Senador como o Jorginho que, permanentemente, auxilia o HUST, a Unoesc e a Acafe em suas permanentes melhorias. Além disso, o Hospital teve e tem muitos deputados federais e estaduais parceiros fundamentais nessa construção, que em momento oportuno faremos os agradecimentos especiais a cada um deles — afirmou o Reitor da Unoesc, Professor Aristides Cimadon
Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa