(49) 3551-2424

Avião da FAB faz aferição de equipamento no Aeroporto de Joaçaba

A movimentação de um avião no final da tarde deste sábado (06) em Joaçaba chamou a atenção da comunidade de Joaçaba, principalmente moradores da região do Aeroporto Santa Teresinha. A aeronave ficou sobrevoando a região um longo período.

A reportagem da Rádio Catarinense recebeu a informação de que era um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que veio a Joaçaba fazer a aferição do PAPI do Aeroporto.

Quando se aproximam do pouso, os pilotos de avião precisam calcular com exatidão o ângulo de descida para tocar a pista no ponto exato. Os aviões têm de se aproximar do aeroporto como se estivessem voando sobre uma rampa de descida. Para orientar os pilotos, os aeroportos contam com o  Papi (Precision Approach Path Indicator, ou Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão). Posicionado normalmente no lado esquerdo da cabeceira da pista, o Papi conta com quatro luzes vermelhas e quatro brancas. Elas são instaladas de forma que apenas uma das cores possa ser vista de acordo com o ângulo de visão dos pilotos.

Esta aferição é realizada a cada 18 meses.

Por Marcelo Santos