(49) 3551-2424

Prefeitos vão aumentar fiscalização de bares, casas noturnas e festas particulares na AMMOC

Os prefeitos da região Meio-Oeste de Santa Catarina estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (25), junto com os Secretários de Saúde, de forma online, para tratar de novas medidas urgentes que precisam ser tomadas diante do cenário preocupante da pandemia da Covid-19.

A região da AMMOC está com 600 casos ativos da doença e mais 2.300 pessoas sendo investigadas. O Hospital Universitário Santa Teresinha em Joaçaba (HUST), que atende pacientes de toda região, está com sua capacidade de atendimento esgotada na ala COVID. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Herval d’Oeste, que adaptou um setor para atender pessoas que contraíram o vírus, também opera com superlotação.

O prefeito do município de Ibicaré, Jean Volpato, presidente da AMMOC, disse a Rádio Catarinense que a intenção dos prefeitos é aumentar a fiscalização, pois muitas pessoas não estão respeitando as recomendações dos profissionais da área da saúde, principalmente quanto a aglomerações a uso de máscaras. “O problema está nos bares, casas noturnas, festas particulares, e então nós vamos aumentar a fiscalização” disse o prefeito.

Quanto a aplicação de multa para quem não usar máscara, a medida não é descartada, mas exigirá projetos de leis que precisarão ser encaminhados para as câmaras de vereadores para tornar a exigência legal.

Nesta sexta-feira os prefeitos voltam a se reunir para definir um decreto em conjunto e novas medidas mais restritivas.

Por Marcelo Santos