(49) 3551-2424

Garimpo ilegal é descoberto pela polícia em SC

Um garimpo para extração ilegal de ouro foi descoberto pela Polícia Militar Ambiental após denúncias, na última quinta-feira, dia 4, em Blumenau. 

Dois homens foram autuados por realizar a atividade sem autorização e pelo dano causado à natureza. A PM não informou a cidade em que o garimpo era feito por motivos de segurança, mas contou que fica muito próximo a Blumenau.

Os dois homens tentavam encontrar ouro com uso de equipamentos como picaretas, marretas, pás, alavanca, carrinho de mão e uma lupa dobrável.

​Eles chegaram a fazer manualmente um túnel de aproximadamente 30 metros de comprimento. Quando percebeu a chegada dos policiais, um deles tentou fugir, mas sem sucesso. Com as evidências e até a confissão de que estavam no local em busca de ouro, a PM Ambiental notificou e autuou os dois.

Nenhum recurso mineral foi localizado pelos policiais na área. De qualquer forma, é crime ambiental explorar ou (tentar) extrair minérios sem licenciamento. A pena para casos como este pode passar de cinco anos de detenção, além de multa. Porém, não cabe prisão em flagrante. Por isso a dupla deve responder ao processo inicialmente em liberdade.

Com informações do NSC TV