(49) 3551-2424

HUST vai receber R$ 1,2 milhão para ações de combate a Covid-19

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), foi comunicado sobre o pagamento do valor de R$ 1 milhão e 293 mil reais referentes aos recursos da Portaria nº 1.666/2020, pleiteados pelo senador Jorginho Mello junto ao Ministério da Saúde para o custeio das ações e serviços de saúde relacionados a Covid-19. O recurso, conforme acordo, foi repassado ao Fundo Municipal da Saúde de Joaçaba, que por sua vez, ficará responsável pelo repasse ao hospital.

De acordo com o Diretor Geral do HUST, Alciomar Marin, quando repassado pela Prefeitura Municipal de Joaçaba, o valor será destinado para a compra de medicamentos, além do custeio e manutenção da ala destinada ao tratamento dos pacientes com Coronavírus, o que neste caso envolve a remuneração de médicos, enfermeiros e demais equipes envolvidas, além da conservação dos equipamentos disponíveis.

Atualmente, após recente ampliação, o Hospital possui 10 leitos de UTI Covid-19 e mais um de UTI normal isolado, além de 15 leitos de enfermaria covid-19.

Marin explicou ainda, que o Hospital está operando em seu limite técnico e operacional e por isso  mesmo com repasse não é possível nova ampliação de leitos.

— Vamos utilizar o recurso para garantir o bom funcionamento da estrutura que dispomos e continuar bem atendendo a população — afirmou o diretor do HUST Alciomar Marin.

Marin ressaltou que o HUST está no aguardo dos trâmites via Fundo Municipal de Saúde para de fato receber o dinheiro e agradeceu todo o empenho do Senador Jorginho Mello para com a saúde da região.

— A pandemia  trouxe muitos desafios, mas juntos podemos minimizar as dificuldades. Agradecemos ao Senador Jorginho, sempre preocupado com nossa região e aguardamos o repasse por parte da Prefeitura — finalizou Marin.
 

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa