(49) 3551-2424

‘Se chegar a 50% de internamento, vamos fechar o comércio total’, alerta prefeito de Chapecó

O município de Chapecó está com 22 casos de coronavírus (Covid-19) confirmados, um avanço exponencial em comparação aos relatórios anteriores. A maioria dos últimos casos é de jovens, pessoas em idade ativa, incluindo uma criança de 11 anos.

O crescimento de casos diagnosticados foi tema de uma entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, dia 27. Segundo o prefeito Luciano Buligon, se o total de leitos chegar a 50% de ocupação no município, ‘todos os segmentos de empreendedorismo voltarão a ser fechados’.

Ele disse que Chapecó tem hoje 22% dos leitos de enfermaria ocupados e 16% de UTI, com pacientes de vários municípios da região. “Se um deles chegar a 50%, vamos voltar à quarentena total”, reforçou.

“Nunca é demais lembrar que nós estamos em quarentena, transporte coletivo, aulas, e estamos em absoluta sensibilização das pessoas. Há um descumprimento. Neste final de semana houve um relaxamento quase que total”, lamentou Buligon.

De acordo com o prefeito, a Polícia Militar deverá inclusive fechar parte das avenidas para restringir o tráfego de pessoas, contendo aglomerações. “Tudo indica que amanhã nós estaremos fechando o prolongamento da avenida e a prainha do Goio-Ên. Ou temos responsabilidade ou vamos voltar a fechar todos os empreendimentos”, alertou.

“Estamos fazendo isso para salvar a vida das pessoas, porque nós sabemos o tamanho do nosso sistema de saúde. É um caos que está acontecendo em Manaus e pode acontecer aqui se a sensibilização não acontecer de todo mundo”, acrescentou o Buligon.

Além dos 22 casos confirmados, Chapecó têm 39 suspeitos. Cinco pacientes já se recuperaram da Covid-19. Ainda de acordo com os números, 142 casos já foram descartados no município, num total de 203 casos notificados. Um óbito suspeito de coronavírus também foi descartado.

Publicado por Marcelo Santos
Fonte: Oeste Mais