(49) 3551-2424

Caçador e Videira registram primeiro caso de coronavírus

 O secretário de saúde de Caçador, Ademar Schmitz, confirmou na manhã desta segunda-feira, 6, o primeiro caso de coronavírus. Trata-se de uma mulher de 67 anos, que está internada no Hospital Maicé.

Ela adquiriu a doença do filho, que veio de viagem de São Paulo. Segundo as informações do caso, a mulher está bem e apresenta um quadro leve da doença e ainda não foi preciso uso de ventilação mecânica. O filho não apresentou os sintomas e já retornou para SP. “É um caso importado. Por enquanto, não temos contaminação comunitária. Por isso, é importante o isolamento social ser mantido”, destacou o secretário.

 A Vigilância Epidemiológica já está acompanhando todas as pessoas do circulo com esta pessoa infectada para averiguação e possível quarentena.

O secretário de Saúde reforçou ainda que as pessoas não procurem atendimento médico para outras patologias, a não ser em caso de extrema gravidade. Ele pede ainda que as pessoas mantenham o isolamento social e todos os cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, não levar a mão à boca e usar álcool gel quando não for possível lavar.

O médico infectologista Bruno Vitiriti comentou que o Hospital Maicé está preparado para atender aos pacientes com coronavírus e possui uma boa estrutura. “Contamos com equipamentos e profissionais capacitados para atender os doentes”, salientou.

Ainda, a Vigilância epidemiológica de Caçador já entrou em contato com todos os laboratórios particulares, que caso tenha algum exame positivo, a vigilância deve ser comunicada imediatamente. (Notícia Hoje)

VIDEIRA

A Secretaria Municipal de Saúde também informou que nesta segunda-feira (06/04) registrou o primeiro caso da Covid-19 em Videira. A contaminação se deu em viagem, sendo que o paciente está em isolamento recebendo todas as orientações e cuidados médicos. O prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga e a Secretária de Saúde, Ivanice Peccin, fizeram o comunicado nesta manhã, solicitando a toda a população que tenha cuidado redobrado principalmente a partir deste momento, tendo em vista a retomada de diversas atividades de trabalho.

“Importante que cada cidadão seja responsável pela sua proteção e pela proteção do outro, cumprindo as medidas de prevenção atentamente. Higienizar as mãos, manter a distância de um metro e meio de outras pessoas, usar máscaras descartáveis ou caseiras e evitar qualquer tipo de aglomeração de pessoas”. Ainda, grupos de risco e demais pessoas que tenham condições de manter-se em casa, que continuem adotando essa medida, para minimizar a exposição aos riscos de contaminação pelo coronavírus. (Ascom/PMV)

Publicado por Marcelo Santos