(49) 3551-2424

Prefeito de Joaçaba pede para que pessoas com sintomas não procurem unidades de saúde

Joaçaba está agindo rápido e definiu uma estratégia na tentativa de conter o CORONAVÍRUS que avança pelo mundo de forma muito rápida. Na tarde desta segunda-feira (16) profissionais da área da saúde do Hospital Universitário Santa Teresinha estiveram reunidos com o prefeito e lideranças municipais a fim de definir algumas ações. Dois casos estão sendo investigados. O resultado dos exames serão divulgados na quarta-feira  e envolvem pessoas que estiveram no exterior em áreas de risco.

O prefeito Dioclésio Ragnini pediu para que as pessoas que estiverem com sintomas (tosse, coriza, febre e até falta de ar) não procurem pelas unidades de saúde, UPA e a emergência do Hospital Santa Teresinha. Ficou decidido na reunião que os profissionais da Secretaria de Saúde irão até as residências das pessoas que manifestarem sintomas. Para isso, quem apresentar sintomas, e viajou para áreas de risco, deve ligar para os fones 3521-1555 em horário comercial ou  99809-1733 (24h). Além de não sobrecarregar o sistema público de saúde, a intenção é evitar que haja contaminação nesses locais. “Neste local pode estar o vírus e as pessoas indo até lá, podem estar contraindo a doença” alertou o prefeito.

O chefe do poder executivo pediu também para que as pessoas se mantenham o máximo de tempo possível em casa nestes próximos dias, pois quanto menos haver deslocamento, menor será o risco. “A Itália não fez isso, e agora estão pagando um preço alto” citou ele.

Neste momento a consciência, a atitude de quem pode estar contaminado, vai fazer a diferença nesta batalha. Suspeitou que está com o vírus! Fique em casa, e ligue para os profissionais da área da saúde. Responsabilidade individual em prol da saúde coletiva. Quanto menos consciência disso, mais tempo levaremos para sair desta crise.

( Por Marcelo Santos)

Ouça o que diz o prefeito Dioclésio Ragnini