(49) 3551-2424

CENTRAL de ATENDIMENTO para casos suspeitos de CORONAVÍRUS entra em funcionamento nesta quinta-feira em Joaçaba

Conforme já antecipado pela Rádio Catarinense, entra em funcionamento nesta quinta-feira, dia 19, a partir das 07h, a Central de Atendimento para pacientes que apresentarem sintomas gripais, compatíveis com o Coronavírus.

A Central foi criada numa parceria entre os municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna e a partir de agora, pelos próximos 30 dias, ela vai funcionar 24h, 7 dias por semana, na AABB, próximo ao teatro da Scajho. Quem apresentar os sintomas, e morar em um destes três municípios, deve procurar por atendimento nestes locais. Também será atendido moradores do município de Lacerdópolis. Os ESFs, UPA e HUST vão atender outros casos. Profissionais médicos, enfermeiros e técnicos foram contratados. Também estará a disposição da população um telefone 9 8858 7435 para que sejam sanadas dúvidas.

A Secretária de Saúde de Herval, Marisa Lange, durante a entrevista coletiva no final da tarde de hoje, explicou que no local será feita uma triagem dos pacientes. Alguns serão encaminhados para isolamento domiciliar e outros para tratamento no HUST, caso haja esta necessidade. Uma espécie de hospital de campanha, com barracas, foi montado em frente ao ginásio da AABB para receber as pessoas. A direção do HUST informou também que o hospital está pronto para dar atendimento e que reservou uma área específica para eventuais portadores do vírus que ficarão isolados dos demais pacientes. São leitos de UTI com respiradores e demais equipamentos.

Quanto a prevenção, a recomendação segue para que as PESSOAS FIQUEM EM CASA E NÃO SE LOCOMOVAM PELA CIDADE.

Outras estratégias

O secretário de Saúde de Joaçaba, Valmor Reisdorfer afirmou que Joaçaba também vai adotar a estratégia de manter, a partir de sexta-feira 20, uma central única funcionando das 7 às 19h e o telefone 3521-1555 a disposição da população para passar orientações e direcionamento para o centro de triagem.

O prefeito de Luzerna ressaltou que a população de lá pode fazer contato com o telefone 3551-4721 e 3551-4780 na Unidade São Francisco para que após as orientações de lá sejam encaminhados ao centro de triagem e posteriormente ao hospital, se necessário.

Em Herval d’ Oeste foi disponibilizado o telefone 3554-8255 para que a população possa buscar informações e tenham a orientação de como proceder em caso de sintomas ou dúvidas.

O Prefeito de Joaçaba reforçou o pedido para que a população obedeça as medidas implantadas pelos decretos do Governo do estado e Prefeitura são importantes para que a proliferação do vírus seja contida.

Por Marcelo Santos