(49) 3551-2424

Indepe realiza ação social com crianças em Joaçaba

A proximidade com o Dia das Crianças despertou a vontade de realizar algo em prol da sociedade. Fazer-se presente de alguma forma junto a crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social e contribuir de maneira positiva.  A Indepe acredita que a leitura possui suma importância no processo de formação e aprendizagem da criança e a partir dessa prática se desenvolvem indivíduos mais conscientes, ativos e críticos. Além disso, contribui com a interação e compreensão no ambiente social.

Tendo em vista esses benefícios, a Indepe lançou o projeto social  LER PARA CRESCER,  que busca colocar em prática sua missão de atuar como um agente de transformação e mudança no meio que estiver inserido, oportunizando crescimento e desenvolvimento das pessoas.  A primeira ação do projeto aconteceu na terça desta semana, dia 08, com vinte e uma crianças com idade entre nove e quinze anos, vinculadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), localizado no Bairro Nossa Senhora de Lourdes em Joaçaba, em prática pela Secretaria da Assistência Social de Joaçaba, com coordenação do CRAS. “Ao incentivarmos a leitura, incentivamos o despertar nas crianças pela curiosidade, o desejo de buscar novos horizontes e a mensagem de que sim, temos escolhas e temos um mundo inteiro a ser descoberto, a começar pelos livros, que tão generosamente nos transportam para um mundo melhor, para o mundo do conhecimento”.   A Indepe contou com o apoio de empresas, que sensibilizadas, não hesitaram em contribuir das mais diversas formas, como doação financeira, alimentos para o lanche e livros. Contou também com a atuação de participantes do Programa Start que incentiva o desenvolvimento de todos os pilares do bem-estar e felicidade, inclusive o bem-estar comunitário.

 

 4No local foram realizadas dinâmicas de entrosamento, formaram-se grupos, onde cada um leu dois livrinhos de histórias. Ao término da leitura, cada grupo apresentou para os demais, duas histórias através de mímicas.  Esse momento foi de grande descontração entre o grupo, possibilitando que se expressassem e também brincassem com a atividade de forma leve. Ao final, a escola foi presenteada com uma série de livros que vieram de doação ou foram adquiridos e ficaram à disposição dos alunos para leitura. “A satisfação de todos foi grande ao saber que o simples ato de interagir, de convidar para a leitura, de ler juntos, já modificou o interesse pela leitura das crianças”. Chegando para a ação, algumas crianças e adolescentes disseram não gostar de ler, assumindo que gostavam mais de outras atividades, como andar de bicicleta, jogar jogos de computador… tornando evidente a espontaneidade da criança. Diferente das respostas iniciais, ao final da atividade, quando as crianças já estavam “disputando” um livro para ler. Ansiosos por começarem uma nova leitura, pela descoberta de um mundo novo e como uma possibilidade de diversão, de ação positiva.

A profissional de Educação Física, Daiana Duarte, educadora atuante no local, manifestou a sua percepção sobre a atividade: “Fiquei muito feliz com a desenvoltura de algumas crianças que dificilmente se expressam e se permitiram durante a apresentação dos livros, é um desafio trabalhar com atividades para crianças de idades tão distintas, mas a atividade com os livros conseguiu agradar a todos, pois permitiu cada um buscar e se expressar à sua maneira. Ressalto a importância de ações como essas, possibilitando momentos de esperança, atenção e amor para as crianças que tanto precisam ser cuidadas e amparadas”.  O projeto LER PARA CRESCER não para por aqui e mais um novo desafio foi lançado. Em dezembro, a Indepe voltará ao local, para que cada um conte a história do livro que escolheu para ler.

1 2 3 4