(49) 3551-2424

Hervalense completa 100 anos e recebe homenagem da Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores homenageou na sessão desta segunda-feira (21) a hervalense Amália Giusti, que no último domingo (20) completou 100 anos de vida. A centenária recebeu da Casa Legislativa uma Moção de Aplauso, proposta pelo vereador Everton Parisenti e aprovada por unanimidade. Grande parte da família prestigiou a homenagem.

Everton relatou que em conversa com o neto de dona Amália, Patrick Giusti, ficou sabendo do centenário da matriarca da família. “No momento pensei, vamos prestar uma singela, mas bela homenagem a esta digna, forte e bela senhora, que hoje está aqui feliz com seus familiares. As famílias Giusti e Parisenti tem uma história muito parecida, moramos nos mesmos locais e tivemos uma vida muito parecida, seguindo os preceitos de nossos pais. Parabéns a dona Amália e também a família que a trata com tanto amor e carinho”, destacou.

Dona Amália é filha de Domingos Bof e Angela Bof e oriunda de uma família de 11 irmãos. Seu pai Domingos veio da Itália de navio aos 6 anos de idade. Amália Giusti nasceu em 20 de outubro de 1919, em Gramado (RS). Aos 10 anos de idade veio com os pais morar no interior de Campos Novos, na comunidade de Barra do Leão. Ainda jovem, trabalhou como aprendiz de alfaiate, costurando calças, casacos e camisas para vender na comunidade. Também auxiliava seus pais nos trabalhos da propriedade rural da família. Anos depois, conheceu o senhor Aurélio Giusti na escola da comunidade, com quem se casou aos 24 anos de idade, no ano de 1943. O casal formou uma linda e unida família de sete filhos: Leonidas, Ademir, Ana Dete (in-memorian), João Libanor, Miguel, Sebastião e Aulete. A família cresceu, e hoje são 18 netos, 13 bisnetos e um tataraneto.

Com o passar dos anos, a família veio morar no interior de Herval d’ Oeste, na comunidade do Rio Sapato. Dona de casa, Amália criou seus sete filhos com muita luta e dedicação, enquanto o esposo Aurélio cuidava da serraria da família, puxando toras com caminhão. Após a perda de sua filha Ana Dete, com apenas dois anos de idade, Amália e Aurélio resolveram abandonar a vida do interior e morar na cidade. Atuaram em vários ramos comercias, onde contribuíram muito com o município. Dona Amália, e o esposo Aurélio (In memorian) participavam ativamente na comunidade, principalmente nas atividades da igreja como festeiros. Com o passar do tempo, e uma grande participação do casal em vários segmentos, veio o convite para Aurélio Giusti participar da vida pública, sendo candidato a vereador nos anos 70 pelo antigo partido Arena, assim contribuindo muito para o município de Herval d’ Oeste.

Para criar tantos filhos, dona Amália usou como método a boa educação, partindo principalmente de casa e o ensinamento de valores essenciais para a formação de caráter. Sempre ensinou os filhos a importância do trabalho, de fazer as coisas de forma correta e de respeitar os mais velhos. Com a ajuda de Deus e um pouco de sorte, educou os seis filhos com disciplina para que vencessem na vida. E deu certo. Todos foram letrados, trabalharam muito na vida e formaram suas famílias com os mesmos valores.

O empresário Miguel Giusti, filho de dona Amália, falou em nome da homenageada e da família. “Agradeço ao vereador Everton Parisenti por esta homenagem a minha mãe, uma mulher voltada ao trabalho e a família. Somos gratos por tudo que ela fez e ainda faz por nós, pois sempre fomos uma família unida. Para alguém viver tanto como ela é o resultado de muito carinho, zelo e amor. Ela tem uma excelente saúde e recebe todos os nossos cuidados e atenção. Agradeço ao meu filho Patrick que se empenhou por esta linda homenagem. Que o Legislativo hervalense seja sempre um exemplo em reconhecer o valor de pessoas, que como minha mãe chegaram a esta idade”, discursou.

Fonte: Joce Pereira/Assessoria de Comunicação

888

1111 4444