(49) 3551-2424

Hackers pedem U$$ 7 mil após invadiram computadores da Câmara de Vereadores de Capinzal

Hackers invadiram os computadores da Câmara de Vereadores de Capinzal. A informação foi confirmada pelo presidente do Legislativo, Renato Markus (PL). Segundo ele, funcionários chegaram para trabalhar nesta segunda-feira pela manhã e não conseguiram acessar os programas. Então perceberam que tudo criptografado.

Segundo o presidente, os hackers solicitavam dinheiro, 7 mil dólares ou 5 mil bitcoins para liberar o sistema. Foi realizado o boletim de ocorrência e solicitado à assistência técnica da Câmara o restabelecimento do sistema no Legislativo.

A sessão da Câmara da noite desta terça-feira (01), inclusive, ocorreu sem sistema em atividade. Uma equipe da empresa de Blumenau que gerencia o sistema irá se deslocar até a sede do Legislativo para fazer a manutenção. O custo para o serviço, pontua Markus, é de R$ 570.

Ele orienta as pessoas para que façam backups constantes. “A Câmara faz semanalmente. Agora passaremos a fazer diariamente para evitar situações como essa”, justifica. O ataque seria proveniente da Rússia, com base no e-mail em que havia a solicitação dos valores para liberar o sistema.