(49) 3551-2424

Justiça determina que estado de SC crie 7 leitos de UTI Neonatal em SMO

 UTI NEO NATAL

 

O estado de SC  terá que  instalar e colocar em funcionamento no Hospital Regional de São Miguel do Oeste, pelo menos sete leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal no prazo de sete meses. A antecipação de tutela foi concedida pelo Judiciário dia 18 de setembro, quarta feira da semana passada,  a pedido do Ministério Público de Santa Catarina.

Na ação, o promotor de Justiça, Alexandre Volpatto, deixou claro que as UTIs de Chapecó e Xanxerê que atendem a todo o Oeste catarinense, são insuficientes para a demanda,  havendo até mesmo episódios de não recebimento de pacientes por super lotação. O promotor relatou, inclusive, a morte de um bebê ao ser levado para  internamento em Chapecó,  por causas que estão sob investigação.

Informações da Sociedade Brasileira de Pediatria indicam que Santa Catarina tem um déficit de 179 leitos para atingir a proporção ideal de quatro vagas por mil nascidos vivos – o Estado possui uma taxa de 2,2 vagas por mil nascidos vivos. Os sete leitos de UTI neonatal irão atender à demanda da população do Extremo-Oeste.

Fonte: MP/SC

Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.