(49) 3551-2424

Campos Novos está em alerta devido ao estado de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti

Imagem ilustrativa

Segundo o fiscal da Vigilância Sanitária, Mário Arthur Favretto, nove residências foram notificadas e multadas por estarem em situações que contribui para a proliferação do mosquito e pela falta de colaboração das pessoas.

Foram encontrados 34 focos de janeiro a abril na área urbana do município.

Os focos encontrados foram nos Bairros Boa Vista (COHAB), Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Loudes, informou Mario.

Agentes de endemia estão fazendo as inspeções, orientando as famílias e aplicando larvicida onde não é possível retirar a água parada. A vigilância sanitária monitora 100 armadilhas instaladas na cidade a cerca de 200 metros uma da outra, que é a capacidade de voo do mosquito.

 “O mosquito Aedes Aegypti uma espécie urbana ele não vai para área rural ele fica só no ambiente urbano, por isso que toda a circulação dessas doenças dengue, chikungunya e zikavirus é focado na área urbana”. disse Mario. Os ovos são colocados somente em água parada, longe de predadores.

A Vigilância Sanitária deverá implantar um plano de contingenciamento, caso aconteça à transmissão de doenças.

De acordo com o fiscal da Vigilância Sanitária, Mário Arthur Favretto, uma mulher de Campos Novos que viajou para Tocantins retornou com o vírus da Dengue.

A denúncias de possíveis áreas de proliferação do mosquito devem ser realizadas presencialmente junto ao Agiliza Campos Novos.

As denúncias devem ter procedência, pois serão protocoladas em inseridas em um sistema de acompanhamento.

Mario observa a necessidade da comunidade reforçar os cuidados não deixando nenhum recipiente com água parada.

Fonte: Edi Carlos Rádio Cultura