(49) 3551-2424

Serviço de Radioterapia deverá entrar em funcionamento no ano que vem em Joaçaba

Encontro foi decisivo para a implantação da Radioterapia em Joaçaba

No final da tarde desta sexta-feira (15) nas dependências do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), aconteceu uma reunião de trabalho importante onde o assunto em pauta foi a implantação da Radioterapia no município de Joaçaba.

Participaram do encontro autoridades locais e federais, entre elas, o prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini e o de Herval d´Oeste, Américo Lorini, o senador Jorginho Mello, a deputada federal Carmen Zanotto, o reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, além de outras lideranças políticas, representantes da Regional de Saúde e convidados.

Na reunião foi decidido que por questões técnicas e que atende o projeto do Governo Federal, o melhor local para implantação  da Radioterapia em Joaçaba é no Campus 1 da universidade, e não ao lado do HUST como era desejo de algumas pessoas.

O próximo passo será  protocolar esse projeto no próximo dia 29, junto ao Governo do Estado, para que efetivamente a partir desta data, possa se ter um cronograma de execução da obra.

Depois deste encontro não paira mais dúvidas de que a Radioterapia será uma realidade para Joaçaba e região em breve. Nós do hospital daremos todas as condições para esta obra, além de colocarmos à disposição os profissionais que são necessários para este tipo de serviço”, afirmou o diretor do HUST, Alciomar Marin.

O reitor da Unoesc local, Aristides Cimadon se mostrou otimista com o encontro desta sexta-feira, reafirmando esperar que a partir de agora as coisas aconteçam.

Há alguns anos a gente vem trabalhando e planejando para que o serviço de Radioterapia seja uma realidade à nossa região. Destaco também a união de esforços para que esta conquista seja efetivada e a população necessitada seja a grande beneficiada”, resumiu Cimadon.

Já a deputada federal Carmen Zanotto (PPS) ao fazer um resumo do encontro, salientou que das quatro obras do serviço de Radioterapia em Santa Catarina, apenas a de Joaçaba está parada.

A obra de Chapecó já está concluída, enquanto que as de Itajaí e Tubarão estão em andamento, faltando apenas ter início esta aqui de Joaçaba”, frisou a deputada.

A reunião ocorrida nesta sexta-feira, foi resumida como muito rica em decisões por parte do senador Jorginho Mello (PR).

Esse processo vem se arrastando há muito tempo e chegou a ser arquivado pela Vigilância Sanitária de Santa Catarina e de lá para cá estamos lutando para que este serviço seja disponibilizado as pessoas necessitadas na região de Joaçaba. Nosso empenho terá continuidade, porque temos a esperança de que até o final do ano que vem, o serviço de Radioterapia esteja em funcionamento nas dependências do Campus 1 da Unoesc”, disse o senador Jorginho Mello.

Por Julnei Bruno

Fotos: Paulo César – PC