(49) 3551-2424

Igreja Católica celebra Quarta-feira de Cinzas

O dia de hoje é especial para os cristãos católicos de todo o mundo. Hoje, tem início a Quaresma e, no caso do Brasil, a Campanha da Fraternidade 2019. Este período caracteriza-se por ser um tempo de penitência e oração mais intensa. O rito das cinzas remonta ao arrependimento dos pecados e a volta à Deus. Elas são produzidas a partir da queima dos ramos abençoados do Domingo de Ramos do ano passado.

“É um momento muito importante para a Igreja Católica, pois marca o início deste período tão importante que é a Quaresma. Que possamos, neste período, fortalecer a nossa oração, praticar o jejum e a caridade e assim como nos ensina o Evangelista Marcos, incentivar a nossa conversão para que creiamos cada vez mais no Evangelho por meio de Jesus Cristo”, disse Dom Frei Mário Marquez.

Durante quarenta dias, a Igreja Católica celebrará a Quaresma como um período de muita oração, jejum e caridade até chegar no Domingo de Ramos no dia 14 de Abril. Com a Celebração dos Ramos tem início a Semana Santa que culmina com a Páscoa do Senhor no dia 21 de Abril.

Na Catedral Santa Teresinha, em Joaçaba, as celebrações de Quarta-feira de Cinzas acontecerão às 08h e às 19h com a imposição das cinzas sobre os fiéis.

Início da Campanha da Fraternidade

Com o início da Quaresma, a Igreja Católica no Brasil aprofunda seu diálogo sobre a importância das políticas públicas para o desenvolvimento da sociedade. O movimento, realizado anualmente, é conhecido como Campanha da Fraternidade e, neste ano, terá como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema é “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, trecho bíblico extraído do livro de “Isaías 1,27”.