(49) 3551-2424

Multa aplicada na rotatória em frente a Catedral de Joaçaba gera polêmica

Motoristas que trafegam diariamente pela avenida Santa Terezinha em Joaçaba devem prestar muita atenção na rotatória em frente a Catedral Santa Teresinha para não ter uma surpresa pelos correios com multas. Uma multa pouco comum, mas que está no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), está sendo aplicada pelo sistema de videomonitoramento da Polícia Militar (PM). Trata-se de infração por transitar com veículos em ilhas ou refúgios e que veio a tona após um motorista ter sido multado e tornado o caso público através das redes sociais. Na foto, que a Central de Jornalismo da Rádio Catarinense teve acesso, o veículo do motorista foi flagrado pelas câmeras transitando em cima da demarcação da rótula. No local existe apenas a demarcação com pintura, pois os tachões divisores foram removidos para melhorar o trânsito na via que recebe um grande fluxo de veículos durante o dia. Muitos não conseguem contornar a área demarcada da rótula e são obrigados a passar sobre a faixa, correndo o risco de levar uma multa.

Após a polêmica, o diretor de trânsito da Prefeitura de Joaçaba, Wilton Werner Zukowski, orientou os motoristas que foram multados no local a ingressar com recurso na prefeitura para protocolar uma defesa que será analisada.  Mas ele alertou que a multa tem base no CTB Art. 193 com enquadramento 5819-5: “Transitar com o veículo em ilhas ou refúgios” podem ser geradas sem abordagem. Tem natureza gravíssima e 7 pontos. Deverá ser lavrado auto quando: “Veículo que transita sobre ilha, mini-rotatória ou refúgio.” “Veículo que utiliza ilha, mini-rotatória ou refúgio para executar movimento de conversão. “ e não será autuado quando: “Veículo de grande porte que transita parcialmente sobre a mini-rotatória devido a seu raio de giro.”

Pelo fato da remoção dos tachões, para realizações de eventos, como por exemplo o carnaval, onde os veículos acabam passando pelas demarcações, as multas geradas poderão ser extintas, desde que seja protocolado recurso para tal junto ao departamento de trânsito de prefeitura. Os casos serão analisados.

14