(49) 3551-2424

HUST ressalta a importância da Doação de Órgãos e Tecidos

Palestras para acadêmicos da Unoesc

Doar órgãos é um ato de amor. De acordo com o Ministério da Saúde, podem ser transplantados órgãos como coração, o fígado, o pâncreas, os rins e os pulmões. Tecidos e células, como córneas, válvulas do coração, ossos, pele, sangue, medula óssea e cartilagens também podem ser doados. No entanto, mesmo sendo um belo gesto a recusa familiar ainda é o principal obstáculo para que mais pessoas possam ser beneficiadas e as filas diminuam. Por isso, o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), promoveu nos últimos meses uma série de ações alusivas ao dia do Doador, comemorado em 27 de setembro.

Algumas das atividades realizadas foram: palestras para acadêmicos da Unoesc, para o grupo “Jovem Aprendiz” do Centro de Integração Empresa Escola de Joaçaba, conversa com os profissionais da Secretaria de Saúde de Joaçaba e com a comunidade de Salto Veloso, além de entrevista na rádio local. O objetivo foi divulgar a importância de a pessoa falar para os familiares que é doadora e esclarecer dúvidas do processo de diagnóstico de Morte Encefálica e de doação.

— Parece um ato muito simples falar para nossa família sobre esse assunto, mas ainda é o grande obstáculo nas doações, por isso, estamos trabalhando incansavelmente nesta temática — reforça a enfermeira e membro da Comissão Hospitalar de Transplante, Mayara Chiamulera.

Além das ações já realizadas, também está prevista, em data ainda a ser agendada, uma mateada no Parque Ivan Oreste Bonato esclarecendo sobre o tema para a comunidade em geral.

Como ser um doador

O cidadão que deseja ser doador não precisa assinar nem pagar nada, basta comunicar sua família para que, no caso da doação após a morte, o procedimento seja autorizado.

Para doações em vida, o doador deve ter mais de 18 anos de idade e o receptor deve ser cônjuge ou parente consanguíneo (pais, filhos, irmãos, avós, tios ou primos). Se não houver parentesco, será preciso autorização judicial.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação