(49) 3551-2424

Após temporal, 18 vacas morrem eletrocutadas no RS

Um casal de produtores rurais de Santo Antônio das Missões, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, enterrou na manhã desta terça-feira (2) 18 vacas que, segundo eles, morreram atingidas por um fio de energia elétrica na madrugada de domingo (30), durante temporal na região.

Segundo a esposa, Rosane Marques Fabrício, o vento intenso derrubou postes na propriedade que fica no interior da cidade. “De manhã meu marido foi olhar as vacas e se deparou com o ocorrido. Dois postes de luz caíram e deu para perceber que estavam corroídos. E os animais, a maioria, estavam amontoados por cima do fio”, relata.

Rosane e o marido também chamaram uma veterinária para ter uma avaliação profissional. A veterinária ainda não concluiu o laudo.

O prejuízo estimado pelos agricultores é de cerca de R$ 40 mil. Eles entraram em contato com a RGE Sul, concessionária que fornece energia na região. Segundo o casal, uma equipe foi ao local para tirar fotos e contar o número de animais mortos.

Por nota, a RGE Sul informou que atendeu a ocorrência e encaminhou à manutenção, solicitando a troca dos postes, o que não foi possível até então devido à dificuldade de acesso ao local. Disse ainda que a sequência de temporais nos últimos dias fez com que o volume de ocorrências e registros de falta de energia elétrica tenham aumentado muito em relação a dias normais.

Desde domingo, o casal está sem luz na propriedade. “Como havia acabado a água também, arrumamos um gerador emprestado”, diz Rosane.

Os animais foram enterrados com auxílio de uma retroescavadeira, e o trabalho durou cerca de três horas. (G1/RS)

42938102_2008555685863899_1249716924858761216_n