(49) 3551-2424

NAF da Unoesc promove Projeto de Educação Fiscal nas escolas

Representantes do Projeto com alguns dos alunos participantes

O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), da Unoesc Joaçaba está desenvolvendo mais algumas atividades do Projeto de Educação Fiscal, com a integração de entidades públicas e privadas: a Unoesc, Receita Federal do Brasil, Gerência Regional de Educação (Gered) e Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba. O projeto foi pensado em 2017 e implementado em 2018, contemplando cerca de 270 alunos do 9º ano e 2º ano do Ensino Médio das escolas Nelson Pedrini, Governador Celso Ramos, Rotary Fritz Lucht, Nuperajo, Cert, Cefrei, Nossa Senhora de Lourdes.

Durante o primeiro semestre, na Unoesc foram realizadas a capacitações dos professores das escolas participantes, para adequar a inserção do tema educação fiscal por meio da interdisciplinaridade, além de palestras nas próprias escolas. A Receita Federal Delegacia de Joaçaba promoveu a visita dos alunos ao Depósito de Mercadorias Apreendidas (DMA) e as entidades conjuntamente promoveram a participação das Escolas no Concurso de Redação com dois temas de educação fiscal: “A importância social dos tributos”, e, “Aduana, contrabando e descaminho”.

No concurso, foram quase 100 redações submetidas, das quais foram escolhidas as 18 melhores por colégio e por turma. Na última semana de agosto foram entregues os prêmios cedidos pela Receita Federal que foram um celular para o primeiro lugar e um tablet para o segundo.

A última fase do projeto ainda prevê outras atividades: o concurso de oratória com o apoio do Câmara Júnior Internacional (JCI), no dia 24 de setembro, uma Gincana interescolar no Parque Central de Joaçaba, no dia 11 de outubro, e o encerramento do projeto no Teatro Alfredo Sigwalt no dia 31 de outubro, com a entrega de mercadorias aprendidas pela Receita Federal a Escola vencedora da Gincana. Essas mercadorias serão destinadas para a realização de um bazar comunitário que tem por objetivo a arrecadação de dinheiro para benfeitorias na escola.

Esse é um projeto, que envolve a integração de entidades essenciais para a sociedade no que tange ao desenvolvimento de consciência cidadã. Sobretudo no que se refere a tributos, que envolvem uma boa gestão e consciência pública. A Unoesc apoia e possibilita toda estrutura para iniciativas sociais como essa — enfatiza a coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, Professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas.

Já a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Ardinete Rover, ressalta que o exercício profissional do contador deve ser disseminado pelo exercício da cidadania.

Um bom profissional é aquele que desempenha seu papel pensando nas mais diversas dimensões do desenvolvimento socioeconômico — afirmou.

Vencedores do Concurso de Redação

Escola Nelson Pedrini

9º ano

1º lugar: “A importância dos tributos” – Hélida K. Buratto

2º lugar: O papel da cidadania em comunidade” – Maria Eduarda de Mattos

2º ano

1º lugar: “A Aduana e o controle das fronteiras do Brasil” – Gabrieli Pasquali

2º lugar: “Aduana, contrabando e descaminho, é nosso problema!” – Letícia Blail

Escola Governador Celso Ramos

9º ano

1º lugar: “Por que pagamos tributos?” – Gabriel Luiz Carl

2º lugar: “A sociedade e os tributos” – Ketlin Assis

2º ano

1º lugar: “A fiscalização da Aduana” – Guilherme Piveta

2º lugar: “A importância da administração aduaneira” –  Bianca Longhini

Escola Municipal Rotary Fritz Lutch

9º ano

1º lugar: “Missão dos tributos” – João Marcos Brandão

2º lugar: “Para você o crime fiscal compensa?” – Alexia S.B Kangenski

Escola CERT

9º ano

1º lugar: “A importância social dos tributos” – Camilly T. dos Santos

2º lugar: “A importância social dos tributos” – Camile Tedesco

Escola Nuperajo

9º ano

1º lugar: “A arrecadação dos impostos” – Josiéli Zamboni

2º lugar: “Pequenas corrupções” – Thamires Dal Zot

Escola Nossa Senhora de Lourdes

9º ano

1º lugar: “Cidadania x Tributos: progresso para o país” – Gustavo Ennerich Birck

2º lugar: “Pagar os tributos nos traz benefícios” – Milena A. Rodrigues

Escola CEFREI

9º ano

1º lugar: “Os tributos no Brasil” – Allan Santos da Silva

2º lugar: “Tributos são importantes para a sociedade” – Letícia A. S. Bitencourt

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa