(49) 3551-2424

Secretário de Educação relata tragédia que resultou na morte de um bebê em Creche de Vargem Bonita

A Polícia Civil está instaurando inquérito para apurar a morte de um bebê de cinco meses no Centro de Educação Infantil Primeiros Passos em Vargem Bonita na tarde desta quarta-feira (25). O Laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Joaçaba confirmou que a causa da morte foi por broncoaspiração, ou seja, a vítima sofreu asfixia após inspirar o próprio vômito. O fato ocorreu por volta das 14h30.

Na manhã desta quinta-feira (26) o Secretário de Educação de Vargem Bonita, Gérson de Zórzi, concedeu entrevista a Rádio Catarinense falando sobre a tragédia que abalou o pequeno município. Segundo ele a criança frequentava a turma do berçário que atende alunos de 0 a 6 anos. A turma tem apenas 4 alunos e ontem apenas 3 estavam na sala de aula quando os fatos ocorreram. Além da professora, estava a cuidadora que faz também o papel de monitora. As informações repassadas ao secretário dão conta de que a criança foi amamentada (mamadeira) por volta das 13h e logo depois a cuidadora seguiu os procedimentos normais de brincar com a mesma por mais um determinado período até que ocorresse a digestão, segundo o secretário por cerca de mais uma 1h. Só então ela foi colocada num carinho, numa espécie de berço, para dormir, como é feito todos os dias. Pouco tempo depois a cuidadora notou que o carinho estava se mexendo e percebeu que a criança estava passando mal.

Num primeiro momento foi acionada a médica do Posto de Saúde de Vargem Bonita, enquanto os bombeiros de Catanduvas se deslocavam para o local. A criança, em razão da gravidade, foi optada em ser removida para Joaçaba, mas não resistiu e foi a óbito no trajeto.

A Creche suspendeu as aulas, a prefeitura está dando todo amparo a família e ainda ontem a professora e a cuidadora prestaram depoimento na delegacia.

Por Marcelo Santos