(49) 3551-2424

CISTT de Joaçaba promove Seminário de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Imagem divulgação

A CISTT – Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Joaçaba, é vinculada ao Conselho Municipal de Saúde e assessora esta instância de controle social, quanto aos temas relacionados a saúde e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras.

Desde 2011, vem realizando seminários com participação de pessoas de toda região, tratando de vários temas, desde assuntos que tem relação com todos os trabalhadores até temas mais específicos a determinadas categorias.

Neste ano, o Seminário é parte integrante do abril verde, mês destinado a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, instituído em Joaçaba pela Lei nº 5076 de 06 de abril de 2017.

O tema que será apresentado e debatido no VII Seminário tratará do Assédio Moral nas relações de trabalho, caracterizado por uma situação em que o trabalhador está exposto a humilhações e constrangimentos, de forma repetitiva e continuada, que visam desqualificar e demolir psiquicamente um indivíduo ou um grupo, desta forma degradando um ambiente de trabalho.

A CISTT preocupou-se em abordar este tema, uma vez que o assédio moral leva ao adoecimento mental do trabalhador, depressão, ansiedade, síndrome do pânico, ideias suicidas e o próprio suicídio podem estar relacionado a essa violência experimentada no trabalho por um longo período.

O seminário, que é gratuito, será realizado no dia 26 de abril (quinta), das 19h às 22h, no auditório Afonso Dresch, na Unoesc de Joaçaba. Para participar é necessário a realização da inscrição nos sindicatos ou pelo site: www.cmsjoacaba.com.br.

Programação:

19h – Credenciamento

19h20 – Abertura do evento com encenação feita pelos alunos do IFC – Luzerna sobre o Assédio Moral.

19h35 – Premiação do concurso fotográfico

19h45 – Formação da mesa de autoridades

20h – Palestra: Compreendendo o assédio moral nas relações de trabalho, com o Procurador do Ministério Público do Trabalho em SC, Sandro Eduardo Sardá

20h40 – Exposição do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT), com as procuradoras Ana Roberta Tenório Lins Haag e Mariana Casagranda

20h50 – Palestra: Valoração do dano no ambiente de trabalho e sua prevenção, com o Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego em SC, Paulo Cervo.

21h30 – Mediação do debate com o Professor Leonardo Sanguanini, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário, professor da Unoesc Joaçaba.

22h Encerramento com entrega de certificado aos participantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa